5 aspetos a ter em conta nas estruturas organizacionais em 2021

O universo do TI é sinónimo de inovação e de estar sempre de olho no futuro. Por isso, neste ramo, o papel da pesquisa de mercado é fundamental, de modo a apresentar as novas tendências e novidades que impactam as estruturas organizacionais.

Nesse sentido, o Gartner coloca-se no mercado como uma grande aliada dos empreendedores da tecnologia da informação ao prever tendências. Consegue revelar grandes oportunidades de negócio graças às suas pesquisas.

De acordo com analistas da entidade, existem algumas tendências, em especial na área de tecnologia estratégica, que as empresas devem planear para o próximo ano.

A seguir vamos falar sobre estas tendências e qual o possível impacto nas estruturas em 2021.

Estruturas organizacionais: Conheça 5 tendências tecnológicas estratégicas para 2021

As empresas que querem manter-se competitivas no mercado em que atuam precisam estar sempre atentas às novidades no campo da gestão e de tecnologia.

Pensando nisto, fizemos um breve resumo com as 5 novas tendências organizacionais a que tem de estar atento em 2021.

Continue a leitura e saiba como cada uma das tendências aqui citadas pode beneficiar o seu negócio.

1 – Internet de “comportamento” ou Internet of Behaviors

A Internet of Behaviors (IoB) é uma tendência emergente. O termo foi atribuído pela primeira vez nas previsões de tecnologia do Gartner para 2020.

É assim que as organizações, sejam governamentais ou do setor privado, estão a aproveitar a tecnologia para monitorizar eventos comportamentais. Através destas conseguem também gerir os dados para atualizar ou melhorar a experiência para influenciar comportamentos.

O conceito abrange soluções de reconhecimento facial, rastreamento de localização e big data. Tudo isto são ferramentas que conectam os dados que criam certos comportamentos como compras ou o uso de dispositivos.

De acordo com análise da Gartner, até o final de 2025 é estimado que mais da metade da população mundial esteja sujeita a pelo menos um programa IoB.

2 – Nuvem distribuída

O conceito de nuvem distribuída é outra tendência da tecnologia. Envolve a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos. Isso acontece enquanto a operação, gestão e evolução dos serviços são de responsabilidade do provedor de nuvem pública.

Também é uma forte tendência nas estruturas organizacionais para os próximos cinco anos. Este é um modelo que fornece um ambiente ágil para organizações com necessidades de redução de custos e requisitos em termos dos dados recolhidos.

3 – Malha de cibersegurança

A malha de segurança cibernética vai tornar-se a abordagem mais prática para garantir diversos fatores. Temos como exemplo o acesso e o uso seguros de aplicações baseadas em computação em nuvem e dados distribuídos de dispositivos não controlados.

O conceito refere-se à tecnologia que permite que qualquer pessoa aceda a qualquer ativo digital com segurança. Independentemente de onde o ativo ou pessoa estejam localizados.

4 – A tendência de “experiência total”

Permitir uma experiência satisfatória ao utilizador, cliente ou funcionário, é uma questão com a qual as organizações estão cada vez mais preocupadas.

De acordo com os analistas da consultora, nos próximos anos as estruturas organizacionais precisam de uma estratégia de experiência total. Esta evolução tem de acontecer conforme as interações tornam-se mais móveis, virtuais e distribuídas.

Essa é uma realidade para a qual o COVID-19 também está a contribuir.

5 – Hiper automação

Uma grande tendência que vai acelerar-se em 2021 é a automação de tantas coisas quanto possível. Hiper automação é a ideia de que tudo o que pode ser automatizado numa organização deve ser automatizado.

Esta tendência é impulsionada por empresas com processos que não são simplificados, o que cria custos enormes e problemas extensos. Ao mesmo tempo, a aceleração dos negócios digitais exige eficiência, rapidez e democratização.

Acompanhar as mudanças e transformações no universo da tecnologia é fundamental. Principalmente para as estruturas organizacionais que querem manter-se competitivas e dentro dos padrões de mercado mais exigentes.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.