O mundo virtual é repleto de pessoas mal intencionadas, que a qualquer momento podem invadir o seu sistema informático. Pior que isso… Podem causar muitos transtornos e prejuízos de ordem financeira e pessoal. De modo a acrescentar mais uma camada de proteção à navegação da web, muitas empresas já utilizam o recurso da autenticação de dois fatores. Falamos essencialmente do Google e aplicações bancárias.
Se já ouviu falar neste sistema, porém não lhe deu a devida importância, talvez seja o momento de rever este conceito.
A seguir, preparamos um artigo com tudo o que precisa saber sobre a autenticação de dois fatores. Além disso explicamos-lhe porque é que deve implementar este recurso na sua empresa.
Autenticação de dois fatores: A importância deste recurso extra na proteção de dados
Podemos definir a autenticação de dois fatores como um recurso que impede o acesso de estranhos a contas pessoais. Este método reforça assim, a sua segurança digital.
O seu funcionamento não é nada complexo, e consiste em acrescentar uma segunda camada de autenticação pessoal, ao realizar o login num site ou sistema.
Geralmente, isso requer que um código temporário seja inserido para prosseguir com o acesso.
Grandes empresas já utilizam a autenticação de dois fatores para proteger os seus sites de acessos indevidos.
Dessa forma, mesmo que alguém obtenha o seu nome de utilizador e senha, isso não será suficiente para entrar na sua conta. Isso porque o código temporário é enviado para um dispositivo que somente o utilizador pode aceder.
Métodos mais comuns deste recurso
Existem várias formas de implementar a autenticação de dois fatores num site ou sistema. Falamos de:
- Biometria
- Autenticador via QR Code
- Dispositivos USB
- Certificados
- Assinaturas digitais
Os mais comuns, porém, são feitos através de e-mail ou código SMS, e é sobre eles que iremos falar hoje.
1 – Autenticação por e-mail
A autenticação por e-mail é muito utilizada pelo Google como forma de efetuar uma segunda validação de identidade.
Geralmente, este recebe um código para o e-mail registado, através do qual poderá confirmar a sua identificação.
Apesar de bastante comum, este método possui algumas desvantagens, quando comparado com o envio de SMS.
Isso porque a senha do e-mail pode ser a mesma, possibilitando o hacker a ter acesso a ambos. Ou pode acontecer o não recebimento do código devido a problemas de conectividade.
Além disso, esse é um método mais complexo para ser implementado.
2 – Autenticação por SMS
Por outro lado, a autenticação por SMS costuma ser mais fácil de ser integrada, possui um baixo custo e o envio do código dá-se de forma mais rápida.
Não é à toa, o SMS é a forma mais usada para validar a autenticação em dois fatores. Isso porque a grande maioria das pessoas carregam os seus smartphones em todos os momentos, o que garante a maior efetividade do recurso.
A importância da autenticação de dois fatores
Atualmente, a segurança na internet é um dos principais pilares para quem trabalha com sites, blogs ou a sistematização de processos numa empresa.
Garantir a integridade de dados é fundamental para o crescimento da empresa. Mas também como forma de transmitir maior credibilidade aos utilizadores que procuram serviços na internet.
Dessa forma, independentemente do tamanho da sua empresa, deve considerar a autenticação de dois fatores como um dos recursos a serem aplicados no âmbito de segurança de dados.
O método pode não ser infalível, porém é o recurso mais seguro que se tem disponível até hoje. Tanto que grandes empresas o utilizam nos seus sistemas, conforme mencionamos.
Agora que já conhece a autenticação de dois fatores, considere implementar este método no sistema da sua empresa, e garanta mais segurança e proteção para os seus negócios.