fbpx
 

7 motivos pelos quais deve fazer o backup remoto dos seus dados com frequência

7 motivos pelos quais deve fazer o backup remoto dos seus dados com frequência

Guardar documentos em formato físico é coisa do passado. Até mesmo os órgãos governamentais já se renderam às facilidades da virtualização de processos para otimizar seu funcionamento. Neste sentido, podemos encontrar soluções práticas como o backup remoto, ou backup em nuvem. Este que pode ser utilizado por qualquer pessoa. 

Ao invés de arquivar documentos físicos ou tê-los todos salvos num servidor dentro da sua empresa, é possível enviar toda a sua base de dados para a cloud, hospedando-a em servidores virtuais.  

Mas conhece as vantagens deste tipo de serviço? Vamos apresentar-lhe algumas! E, no final deste artigo certamente estará convencido do motivo pelo qual deve fazer o backup remoto dos seus dados com frequência.  

Backup Remoto: 7 vantagens de o fazer para proteger os seus dados  

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tecnologia que trouxe diversas facilidades ao mundo corporativo. A partir dela, as empresas passaram a salvar os seus arquivos num servidor externo ou usar sistemas totalmente online.  

Nesse cenário, surgiu o backup remoto. Essa é uma modalidade de cópia de segurança de baixo custo e alta eficiência 

A vantagem deste sistema é que os documentos são criptografados e o processo é realizado automaticamente, num horário determinado.  

Isso gera diversos benefícios, como otimização dos processos, redução de custos, aumento da segurança 

Veja a seguir 7 motivos pelos quais deve fazer o backup remoto dos seus dados regularmente.

1 – Segurança da informação

Um bom provedor de backup remoto garante total segurança dos dados. Isso porque trabalha com criptografia (codificação dos dados), boas práticas, ferramentas e profissionais capacitados.  

Mesmo que ocorram ataques virtuais às máquinas corporativas, os dados estarão protegidos com o fornecedor de nuvem. 

Além disso, como os dados são copiados e ficam disponíveis nos centros de dados do fornecedor, até mesmo outras ocorrências como desastres naturais e incêndios, não vão prejudicar os dados. Estes estão 100% seguros com o backup remoto. 

2 – Menores custos 

Todo o custo de aquisição de ferramentas e hardwares para armazenar e fazer cópias de segurança internamente são mitigados 

Também o fato de poder contratar somente o necessário e ter flexibilidade para expandir a capacidade conforme o negócio cresce pode significar diminuição de gastos de TI.  

3 – Facilidade de implementação 

Longe vai o tempo em que era necessário um período de implementação de equipamentos e softwares para fazer backup nos servidores internos.  

Com o backup remoto basta assinar o contrato com o provedor para ter a solução em questão de minutos. 

4 – Mobilidade para a empresa

Ter os dados na nuvem é ter a garantia de acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet, e recuperar os arquivos através de um computador ou de uma app de smartphone.  

Não há necessidade de ter de viajar com um computador ou voltar ao escritório para ver um arquivo importante, por exemplo.

5 – Simplicidade de gestão e recuperação 

Soluções de backup na nuvem tornaram a gestão e a recuperação de ficheiros numa tarefa mais fácil do que no formato tradicional. Basta ter a chave de acesso e realizar alguns cliques para encontrar e restaurar arquivos de backup.

6 – Facilidade de utilização

Todas as soluções em nuvem tendem a ter gestão e interface de utilizador baseadas na web, e os backups são realizados de forma automática.  

Será preciso somente sincronizar os dispositivos, o que facilita para os utilizadores não tenham de esperar por manutenções de cada uma das máquinas para ter os seus ficheiros salvos.  

7 – Sigilo absoluto

Muitos empreendedores ainda resistem a utilizar backup remoto por medo de ter os seus dados divulgados na internet. Entretanto, ao contratar um bom provedor de serviços não precisa de se preocupar com este tipo de situação. 

Fornecedores de backup em nuvem investem em tecnologia de ponta para manter os dados dos seus clientes sob total sigilo.  

Fazer o backup remoto regularmente vai garantir que todas as informações essenciais da sua empresa estejam sempre disponíveis e seguras. Se utilizar deste tipo de serviço só trará benefícios e maior facilidade para controlar a rotina dos negócios.  

Etiquetas:, , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.