Sabe como se proteger de um ataque informático?

Ao estar sempre conectado, é preciso ter alguns cuidados com a segurança. Isso serve essencialmente para não sofrer um ataque informático.

É preciso ter em conta que as medidas direcionadas para a segurança da informação funcionam como estratégia de contingência contra possíveis ataques.

Por isso é necessário estar atento, principalmente porque nos últimos tempos o home office tornou o cenário ainda mais favorável aos cyber criminosos.

Perder ou roubar dados além de trazer transtorno, cria vulnerabilidade, seja para empresas ou particulares. Sabe como se proteger destes ataques cibernéticos? Leia o nosso artigo e conheça alguns métodos de segurança.

Ataque informático: Que medidas de segurança deve adotar para se proteger?

Os ataques informáticos nas redes acontecem de diferentes formas e podem enganar ou passar despercebidos aos utilizadores.

É essencial então ter em conta as diferentes formas que estes ataques podem ter. Por isso, de seguida explicamos brevemente as principais e o seu modo de funcionamento.

  • DoS e DDoS: Enquanto o DoS causa sobrecarga no servidor e torna indisponíveis os recursos aos utilizadores, o DDoS potencializa a ação e faz com que um computador possa usar vários dispositivos para ataques simultâneos
  • Backdoor: É causado pela instalação de um software malicioso a partir de um arquivo infetado. Permite que hackers possam aceder facilmente ao sistema informático
  • Spoofing: Possibilita a falsificação de um IP de determinado dispositivo permitindo que os hackers se façam passar por outros aparelhos ou utilizadores. Portanto, é como se fossem fontes confiáveis. Isso falsifica a comunicação entre dispositivos
  • Phishing: O utilizador recebe um e-mail ou outro tipo de mensagem com um link malicioso. Ao clicar, um malware é instalado no dispositivo
  • Ransomware: Funciona como um “rapto virtual”. O ransomware faz com que hackers controlem remotamente arquivos e softwares do utilizador, que são bloqueados pelos criminosos. Tais informações só são libertadas após o pagamento de um resgate
  • Post scanning attack: Neste tipo de ataque, um malware procura falhas num determinado servidor e assim que encontra alguma vulnerabilidade, transmite-a aos hackers. Estes depois atacam o sistema para aceder às informações.

Todos os anos os criminosos criam novas formas de ataques. Portanto, é muito importante tomar medidas de precaução antes que passe por uma situação destas.

A seguir, trazemos 5 dicas de segurança contra ataques informáticos.

1 – Utilize um antivírus e uma firewall

Apesar da sua importância, ainda existem muitos que acreditam não ser necessário ter este tipo proteção. Seja uma opção comum ou uma versão mais completa, ter um antivírus é essencial para evitar problemas.

Além disso, é importante contar com um firewalll. Os firewalls evitam que possíveis ameaças, como vírus, cheguem ao computador.

Isso porque enquanto o antivírus deteta e se livra dos vírus após a “infeção”, o firewall impede a aproximação graças ao filtro entre o computador e a internet.

2 – Tenha VPNs

Esta é uma dica valiosa para empresas que têm funcionários a trabalhar em regime de home office. Ter uma VPN é essencial para que os dados estejam seguros e protegidos.

As redes VPNs podem ser acedidas em qualquer lugar e criptografam os dados, tornando mais difícil a intercetação dos mesmos por hackers.

Isso significa que mesmo que o dispositivo acabe por sofrer um ataque, será quase impossível conseguir decifrar os dados e informações nele contidos.

3 – Atualize o sistema regularmente

Muitos computadores e equipamentos ficam vulneráveis por não terem os softwares atualizados.

Se não tem muita paciência para fazer atualizações ou considera-as irrelevantes, é melhor rever esta forma de pensar. As atualizações são necessárias para proporcionar maior proteção e evitar falhas de segurança.

4 – Utilize a cloud

Certamente já conhece o sistema cloud, ou armazenamento em nuvem, que também é uma boa solução para guardar e proteger documentos importantes.

Este serviço permite que insira na nuvem todos os seus ficheiros, podendo aceder aos mesmos em qualquer dispositivo com acesso à internet. Além de economizar espaço no disco interno, a nuvem poupa os dados em caso de ataque informático.

5 – Faça backups

Fazer backups regularmente é imprescindível para proteger informações e não perder nenhum dado em situações vulneráveis.

Em caso de ataques informáticos, ou até mesmo roubo de informações, todos os dados estarão disponíveis em fontes de armazenamento alternativas. Isso possibilita minimizar os possíveis estragos de um ataque.

As dicas são simples e práticas, mas podem fazer toda a diferença e garantir a integridade dos dados e informações importantes.

Aplica algumas das nossas dicas do seu dia-a-dia? Aproveite agora que já sabe mais sobre os ataques informáticos e não deixe de garantir a segurança dos seus dispositivos.

E, se precisar de algum apoio, não hesite em contactar-nos.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.