fbpx
 

Segurança online: O que precisa de saber sobre este tema

Segurança online: O que precisa de saber sobre este tema

Estar conectado, hoje em dia, é uma questão de necessidade. Por isso, é preciso ter atenção redobrada em relação à segurança online. Só assim poderá utilizar, sem receio, todos os recursos que a internet tem para oferecer.

Seja para trabalho remoto, plataformas de educação e até mesmo para diversão, é preciso estar seguro.

Existem diversas dicas e medidas de proteção que devem ser adotadas para manter a integridade dos seus dados e evitar ataques virtuais.

Mas se ainda tem dúvidas sobre a importância da segurança online, continue a ler este artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Segurança Online: Dicas para garantir a sua proteção na internet

A internet é um universo que oferece muitos recursos e facilidades para nosso dia a dia. E, esse é o motivo pelo qual passamos boa parte do tempo conectados. Mas também acabamos por ficar sujeitos aos chamados ataques cibernéticos.

Seja a navegar em lojas virtuais, utilizando bancos digitais, ou até mesmo ao aceder às redes sociais, estamos expostos a todo o momento. E, sem recursos de segurança online seria impossível usufruir tranquilamente destes serviços.

É importante destacar que a segurança deve ser prioridade tanto para os utilizadores, quanto para empresas que oferecem os seus produtos e serviços na web. Ambos devem garantir uma navegação mais segura e sem riscos.

Veja a seguir algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença, para se sentir mais seguro ao navegar online.

1 – Utilize um antivírus nos seus dispositivos eletrónicos

Um antivírus é capaz de manter as suas informações protegidas contra os principais meios de ataque virtual. Entretanto é preciso mantê-lo sempre atualizado para que seja eficaz.

2 – Navegue em sites ou plataformas já reconhecidas no mercado

Antes de aceder a um site ou plataforma online, é importante procurar informações sobre a sua reputação.

Com uma pesquisa rápida pode encontrar avaliações de outros utilizadores, e assim verificar o nível de confiança dessa empresa, como ela funciona e se o que a plataforma diz confere com a realidade.

Quando se trata de bancos com propostas 100% digitais, ou qualquer tipo de empresa que lide com dinheiro na internet, esse cuidado deve ser ainda maior.

Cuidados de segurança online são válidos para qualquer situação em que os seus dados e informações possam ser usados indevidamente.

3 – Utilize senhas seguras

Essa é uma dica que apesar de óbvia, deve sempre ser reforçada.

Não use como senhas de acesso datas de aniversários, nome do animal de estimação ou qualquer informação que possa ser facilmente encontrada online.

Quanto mais complexa, mais segura a senha será.

4 – Seja adepto da autenticação dois fatores

Garanta o login e uso seguro de plataformas com a verificação em duas etapas sempre que for possível.

Este recurso de segurança permite a recepção de um código por mensagem no seu telefone ou e-mail. Isso irá servir como forma de confirmação de identidade.

A par disso será avisado caso alguém tente invadir a sua conta, já que será exigida a verificação.

5 – Não instale softwares suspeitos

Na dúvida, não instale. Os programas podem estar infectados e conter malwares que podem roubar dados do seu computador.

Opte por softwares de empresas que já conhece e que têm credibilidade no mercado.

6 – Fique atento aos falsos e-mails e anexos

Muitas vezes os e-mails são corrompidos e falsos e-mails caem na sua caixa de entrada. É muito comum tratarem-se de assuntos como emprego, dinheiro e tracking de encomendas. Não clique em links ou anexos enviados por endereços virtuais desconhecidos.

A segurança online é primordial, uma vez que a internet é uma ferramenta que utilizamos quase que constantemente em vários aspectos do nosso cotidiano.

Siga as nossas dicas e pratique uma navegação mais segura, mantendo os seus dados e informações longe de ataques maliciosos que podem trazer-lhe muito prejuízo e dores de cabeça.

Etiquetas:, , , , , , ,

1 thought on “Segurança online: O que precisa de saber sobre este tema

Leave a Reply

Your email address will not be published.