O trabalho remoto tornou-se uma realidade para muitas pessoas devido à quarentena ocasionada pelo novo coronavírus. Com o home office, muitas empresas adaptaram as atividades, permitindo o equilíbrio da carreira e estilo de vida dos colaboradores.

Esta foi uma de muitas mudanças sociais às quais tivemos que nos adaptar nos últimos meses. Aliás, para muitos ainda se trata de um processo de adaptação. A nova realidade chegou de repente e ninguém estava preparado para isso.

As transformações em massa, como a que estamos a viver, trazem muitas reflexões acerca do estilo de vida ao qual estávamos acostumados, especialmente no aspeto profissional.

Veja a seguir alguns dos pontos latentes que a realidade do trabalho remoto trouxe para discussão.

Trabalho remoto: Mudanças no sistema de trabalho e reflexões sobre a nova realidade

Grandes corporações passaram a adotar total ou parcialmente o trabalho remoto, e de forma definitiva.

O que começou como uma maneira de manter os funcionários seguros em casa, agora está a transformar-se na tendência de trabalho mais popular em todo o mundo.

Empresas estão a adotar a tendência de afastamento de grandes projetos imobiliários de construção e acordos de arrendamento, para priorizar o home office.

Mas, quais reflexões e discussões podemos levantar diante desta nova realidade?

1 – Diferenças na jornada habitual

Uma tendência emergente na cultura do trabalho é que a jornada das 9-17h está a perder relevância. Herança da era industrial, um mundo no qual já não vivemos.

Por que devemos continuar a organizar os nossos horários de trabalho em redor de um sistema que não existe? O trabalho remoto traz mais flexibilidade no número de horas que uma pessoa trabalha e quando o faz.

Sem as restrições de um dia típico, cada pessoa pode-se adequar e executar as atividades no período em que sente ser mais produtivo. Com esta atitude porque ter resultados ainda melhores.

2 – Considerações em termos de aspeto social

Enquanto o “como” trabalhamos está a mudar, é importante notar que o “porquê” também está a seguir esse caminho. A ausência do trabalho com colegas no escritório está a destacar a importância de uma socialização casual no trabalho.

No sistema anterior, definimos o trabalho como um lugar para ser produtivo, para alcançar e encontrar sucesso. Com o trabalho remoto, muitos de nós estão a perceber que ainda podemos atingir esses objetivos em casa.

Com isso, fica evidenciada a importância do aspeto social para a vida de trabalho. Trabalhamos para e com pessoas, e interagir a um nível humano é importante em maneiras que nunca apreciamos antes.

3 – Motivação para o trabalho

O trabalho remoto facilita uma série de processos e, também, impacta na rotina enfrentada pelos colaboradores.

Nesse cenário, não precisam de estar no trânsito ou sofrer congestionamentos para chegar ao ambiente corporativo. Para além disso, terão maior flexibilidade em relação ao cumprimento dos prazos, o que permite o aumento da motivação e a interação da equipa.

Ainda, por não contarem com um espaço físico, reuniões e demais formas de comunicação são migradas para sistemas e plataformas de videoconferência.

Isso acaba por exigir mais disciplina e foco para participar nos processos da empresa e para conseguir integrar-se com os colegas de trabalho.

4 – Cultura organizacional das empresas

Uma das grandes vantagens que o ambiente remoto oferece é a mudança na cultura organizacional das empresas.

Para se manterem ativas e, sobretudo, competitivas no mercado, algumas estratégias devem ser implementadas na gestão para conseguir atender às atuais necessidades da nova realidade.

Ter abertura e flexibilidade para se integrar na transformação digital, por exemplo, é um requisito de crucial.

Tudo isto leva-nos a questionar o que vai continuar e o que ficará para trás quando o “antigo normal” começar a voltar aos poucos.

Mas, o futuro é um reflexo do presente. Portanto, é preciso absorver as mudanças positivas que o trabalho remoto trouxe para empresas e trabalhadores. Mas claramente ainda existem aspetos que precisam de ser trabalhados e aperfeiçoados.

O facto é que o antigo sistema de trabalho estava há muito tempo defasado. Historicamente, são em momentos de crise que a humanidade consegue superar os obstáculos e reinventar-se.

Esperamos que este momento seja mais um exemplo da nossa capacidade de adaptação aos novos tempos, incluindo a integração do trabalho remoto em diversas áreas de atuação. E se precisar de ajuda para adaptar o seu negócio à era digital, não hesite em contactar-nos.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.