fbpx
 

Tudo o que precisa saber sobre um datacenter

Tudo o que precisa saber sobre um datacenter

Alguma vez ouviu falar de um datacenter? A maior parte das pessoas não faz ideia do que estamos a falar. Porém, deixamos-lhe este exemplo: Se boa parte dos serviços e tecnologias que temos não existissem, ou acabassem de um momento para o outro, o mundo literalmente parava.

Assim, será que consegue perceber um pouco o tamanho da sua importância na era tecnológica?

Mas para compreender melhor como funcionam e qual é o seu papel na organização de dados e informações, elaborámos este artigo. Vai ficar a saber tudo o que precisa sobre um datacenter!

Datacenter: O que são e a sua importância

Podemos definir um datacenter como um local onde são armazenados dispositivos, de uma empresa ou organização, que têm uma alta exigência de processamento e armazenamento de dados. Esse processamento varia de acordo com a necessidade de cada empresa. E, pode reunir milhares de servidores, banco de dados informatizados e componentes auxiliares.

Os datacenter para além de processarem de maneira adequada grandes quantidades de informação, são projetados para funcionar de forma constante. Conseguindo garantir o acesso irrestrito ao sistema de forma confiável e segura.

Para além dos equipamentos utilizados, há outro fator determinante para a criação desta ferramenta. Estamos a falar da escolha da localização onde serão construídos.

Preferencialmente, opta-se por locais menos suscetíveis a ocorrências geológicas, nomeadamente terremotos ou furacões. Outros fatores a ter em consideração são:

  • Acesso a duas ou mais redes de energia independentes
  • Acesso a Redes de dados ou links
  • Proximidade com grandes centros

Geralmente, os datacenters são divididos em duas categorias:

1 – Datacenter Privado

Um datacenter privado é operado por corporações, instituições ou agências governamentais. Tem como finalidade armazenar dados de processamentos internos e gerir aplicações, como a manutenção de sites governamentais.

2 – Internet Datacenter

É gerido por um prestador de serviços de telecomunicações. Tem como objetivo principal fornecer serviços de alojamento de sites e de equipamentos de empresas, bem como serviços de conexão de Internet.

Além dessas duas categorias, os datacenters também podem ser encontrados na modalidade física e virtual.

Datacenter físico vs. datacenter virtual

Existem diferenças consideráveis, especialmente no que se refere ao custo de manutenção destes dois tipos de datacenters.

Um datacenter físico é construído e administrado por uma empresa e exige vários investimentos. O investimento inicial de compra e montagem dos equipamentos, e o custo fixo alto de manutenção.

A manutenção inclui gastos que são essenciais para garantir o bom funcionamento e a disponibilidade do sistema. Falamos por exemplo dos custos associado a:

  • Mão de obra especializada
  • Segurança (tanto do sistema como do local)
  • Energia
  • Peças de reposição

Por outro lado, o datacenter virtual é mantido integralmente na nuvem. Ou seja, uma empresa X vende uma parte da sua estrutura para que outra corporação Y monte a sua infraestrutura.

Dessa forma, a corporação Y funcionará como se tivesse os seus próprios servidores e redes, só que de forma virtualizada.

Nesse caso a infraestrutura não é física, mas sim comercializada como um serviço em que o acesso é feito via web.

Este tipo de datacenter tem um custo reduzido e fornece a possibilidade de trabalhar sempre com tecnologia de ponta e escalabilidade simplificada. É a melhor opção para empresas que querem focar-se nos negócios sem abrir mão da qualidade.

Por tudo isto verifica-se a enorme importância de um datacenter, uma vez que a sua estrutura é focada no funcionamento ininterrupto de redes de servidores.

Estes são capazes de processar, armazenar, receber e fornecer dados de diversas naturezas e com os mais variados propósitos.

Boa parte dos serviços e tecnologias de que dispomos na atualidade, só existem graças ao funcionamento de toda esta infraestrutura.

Etiquetas:, , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.