Antes de mais, podemos dizer que com o crescimento da Internet e a evolução constante de novas tecnologias fez nascer um novo modelo de computação: o servidor na nuvem.
Sabia que hoje é possível hospedar um site ou até mesmo digitalizar toda a infraestrutura de um negócio? Tudo isso graças ao servidor cloud.
Sendo assim, neste cenário, o que temos observado cada vez mais é a descentralização de servidores físicos.
Isto quer dizer que o processamento e armazenamento das informações é feito por várias máquinas. Estas, interligadas simultaneamente formam a nuvem.
Portanto, este modelo de servidor cloud facilita a escalabilidade, a customização e a adaptação do servidor.
A grande vantagem é que o trabalho que demorava tempo e necessitava de mão de obra especializada passa a ser feito apenas com alguns cliques.
Quer saber mais sobre o cloud server? Então está no lugar certo!
De seguida iremos apresentar alguns modelos deste tipo de servidor e como funcionam.
Servidor na nuvem: Saiba quais são os tipos mais utilizados
Atualmente, a grande maioria das empresas comercializa diversos planos de servidores cloud.
Sendo assim, estes planos variam conforme a necessidade de cada utilizador ou da empresa em questão.
Normalmente, os tipos mais conhecidos deste serviço são: Nuvem Pública, Nuvem Privada e Nuvem Híbrida. E significam:
Nuvem Pública: Trata-se de uma série de serviços informáticos que são disponibilizados de forma pública pelo servidor na nuvem. Geralmente são oferecidos serviços como hospedagem de sites, por exemplo.
Nuvem Privada: Funciona de maneira muito similar ao anterior. Porém, os serviços são restritos a utilizadores que possuem permissão para acedê-los. É muito comum em negócios que desejam ter o domínio das suas próprias informações e recursos, através de uma rede interna privada.
Nuvem Híbrida: Podemos dizer que esta é uma junção entre a Nuvem Pública e a Nuvem Privada. Ou seja, a empresa pode escolher utilizar uma aplicação em Nuvem Pública, mas ao mesmo tempo aceder a dados sensíveis através de uma Nuvem Privada.
Estes são os três tipos mais comuns de server cloud que são utilizados pelas empresas para gerir as suas informações.
Como funciona um servidor cloud?
Neste tipo de servidor, existem diversos computadores que pertencem a utilizadores e empresas, dividindo os recursos. Entre eles, todo o serviço de computação e dados que são contratados.
Desta forma, dentro de um servidor na nuvem é possível criar e hospedar um site, um sistema empresarial, um jogo, uma plataforma de serviços, entre outros.
Isto porque a nuvem acomoda de forma eficiente máquinas com sistemas operacionais, armazenamento, memória e capacidades específicas de processo. Tudo feito de forma independente e distinta.
Assim todos os recursos podem ir aumentando ou diminuindo de maneira muito rápida e altamente intuitiva.
Portanto, como podemos ver, os servidores cloud cumprem muito bem o seu papel, oferecendo diversas vantagens à empresa ou utilizador.
Sendo assim, não deixe o seu negócio ficar para trás dos concorrentes! Por fim, garanta já esta tecnologia e inove os processos internos do seu negócio.
Entre em contacto com a nossa equipa e escolha o plano de servidor na nuvem que mais se adequa às suas necessidades e realidade financeira.