Se já alguma vez perdeu ficheiros importantes no seu computador, certamente os backups fazem parte da sua rotina!
Porém, lembre-se que também deve adotar esta prática na sua empresa. Afinal, o que faria se de um dia para o outro perdesse todos os dados dos seus clientes? Ou os registos financeiros empresariais?
Fazer cópias de segurança deve ser uma das prioridades de qualquer tipo de empresa. No entanto, ainda poucas o fazem regularmente.
Backups: A melhor forma de proteger a sua empresa
Primeiramente, é importante esclarecer o que são efetivamente os backups. De forma simples são cópias de ficheiros noutros dispositivos, como por exemplo na nuvem, HD’s externos, pens…
É uma medida extremamente importante em caso de ataques informáticos ou de perdas de documentos. Deve ser feita pelo menos uma vez por semana, e em alguns casos chega a ser aconselhável fazer todos os dias.
Ainda não consegue perceber porque esta medida é tão importante? Então vamos aprofundar mais o assunto.
O ponto principal é o facto de se proteger contra a perda de ficheiros e informações. No ambiente profissional esta preocupação aumenta ainda mais quando são informações de clientes ou da própria organização.
Imagine o que aconteceria se um banco ou uma empresa que trabalha com dados delicados dos clientes, perdesse tudo? É, certamente, um cenário de crise que deve ser evitado ao máximo.
Pode achar que esta grande tarefa envolve muito trabalho, mas na verdade já existem maneiras rápidas de a fazer.
Automatização do processo
Quando os backups são feitos manualmente, há sempre o risco de haver uma falha humana. Além disso, ocupa muito tempo e reduz significativamente a produtividade.
No entanto, já existe a opção de automatizar esta tarefa. Isto significa que as cópias acontecem de forma recorrente e nas alturas mais indicadas para não atrapalhar as tarefas do dia a dia.
Grande parte das empresas opta por fazer este processo durante a noite. Para isso, avisam os funcionários quando o processo vai acontecer, para garantir que ninguém está a mexer nos documentos.
As opções mais comuns são as cópias em nuvem, devido ao fácil acesso e à comodidade. Deve ter atenção ao espaço que realmente precisa para garantir que o processo não fica a meio.
3 dicas para implementar os processos de backup na sua empresa
Agora que já percebeu como esta medida é importante para o seu negócio, vamos dar-lhe algumas dicas para a implementar.
1 – Faça testes de procedimentos de recuperação
Deve sempre testar pelo menos duas ou três vezes se estão realmente a ser feitas cópias de todos os ficheiros.
É, essencialmente, uma medida de segurança simples que pode evitar várias dores de cabeça. Desta forma, consegue garantir que o servidor não tem problemas e que os documentos não ficam corrompidos.
2 – Defina um horário automático
Grande parte das ofertas disponibiliza uma programação do backup, o que ajuda a garantir a segurança e a proteção dos arquivos.
Além disso, evita esquecimentos, cenário que é muito comum em alturas de trabalho mais atribuladas e de férias.
3 – Faça atualizações de software
É sempre importante garantir que o seu programa de backup está atualizado e com a última versão.
Sempre que receber um aviso para fazer uma atualização tente não adiar, porque se o fizer, todas as cópias podem ficar comprometidas.
Se precisar de ajuda para implementar os backups na sua empresa, pode contar com a equipa da Webtech!