O número de lojas virtuais aumentou exponencialmente durante a pandemia. O que automaticamente gerou um número de vendas muito superior.
De facto, a internet é um universo de oportunidades para todo o tipo de negócios, enquadrados nos mais variados segmentos.
Mas, mesmo assim, é importante saber que este é um meio extremamente competitivo.
Neste sentido, quem deseja ter um e-commerce de sucesso, deve apresentar pontos diferenciadores, para assim se conseguir destacar.
No artigo de hoje reunimos algumas dicas que o podem ajudar a aumentar as suas vendas e ter uma loja virtual bem-sucedida.
Quer aumentar as suas vendas online? Então coloque em prática estas 5 dicas
A tecnologia coloca à disposição das empresas uma infinidade de recursos.
Com a expansão do comércio online, as lojas virtuais tornaram-se o foco de atenção de muitos empreendedores.
Sem dúvida que um espaço de venda online tem um grande potencial. Porém, é preciso apostar em aspetos diferenciadores, para superar a concorrência.
De seguida, vai conhecer algumas dicas que o ajudarão a colocar o seu comércio online no caminho do sucesso.
1 – Conheça bem o seu público-alvo
Não basta simplesmente criar uma loja online e esperar que as vendas surjam aleatoriamente.
É preciso saber direcionar o seu produto ou serviço. Para isso, é fundamental conhecer o perfil do seu público-alvo.
Género, idade, preferências, e outras informações vão servir de base para criar a comunicação da sua empresa.
Além disso, estes dados vão guiar todo o trabalho de divulgação e marketing do seu negócio.
2 – Desempenho da página
Quem trabalha com vendas online precisa de ter um website otimizado para expor os seus produtos.
Neste sentido, o tempo de carregamento das informações contidas no site vai ser primordial. Isto vai determinar se os utilizadores irão ou não continuar com a navegação.
Quando uma página demora a carregar a sua informação, isto certamente irá gerar algum desconforto nos clientes.
De acordo com um estudo recente, estima-se que 100 milissegundos de tempo extra de carregamento da página podem chegar a custar 1% do potencial de vendas.
Portanto, é fundamental estar sempre atento para que o tempo de carregamento do site seja o menor possível.
Este fator também é importante para garantir um bom posicionamento nos motores de pesquisa.
Investir na otimização do seu site vai contribuir para que tenha bons resultados em SEO.
3 – Tenha um site com um design flexível
É cada vez maior o número de consumidores que utilizam dispositivos móveis e, por isso, é imprescindível que a sua loja tenho um design flexível. Isto é, que esteja otimizado para a versão mobile.
Comece com um layout que facilite a navegação, de forma que durante a compra online pelo telemóvel ou tablet, o cliente tenha a mesma eficiência e facilidade que num computador.
Esta dica também vai impactar nas suas estratégias SEO, e ajudar no posicionamento da página no Google.
4 – Explore os diversos canais de marketing digital
As ações de marketing devem abranger diversos canais, como blog, e-mail marketing e redes sociais.
Independentemente do meio, o objetivo principal deve ser a conexão com o público-alvo, para posicionar a sua loja virtual.
Ao criar um blog, por exemplo, poderá partilhar conteúdos informativos. Isto fará com que a sua marca seja vista como uma autoridade no nicho em que atua.
5 – Construa um relacionamento de confiança com os clientes
Um cliente que tem uma boa experiência de compra, certamente voltará a fazer negócio consigo.
Além disso, ele pode até indicar o seu negócio para outras pessoas e fazer avaliações positivas sobre o seu produto/serviço.
Tudo isto ajuda a trazer credibilidade ao negócio e, consequentemente, aumenta as vendas.
Assim, é importante construir um relacionamento de confiança e proximidade com os clientes.