A inteligência artificial (IA) mudou completamente a forma como é processado o atendimento ao cliente.
Afinal, o seu desenvolvimento trouxe muito mais rapidez e precisão nos atendimentos, que são processos cada vez mais procurados.
No entanto, esta tecnologia ainda é pouco utilizada nas empresas, devido à falta de conhecimento sobre os reais benefícios que a mesma pode proporcionar.
Por este motivo, é fundamental que as empresas invistam em novas ferramentas e softwares, para melhorar a experiência dos utilizadores.
Sabemos que o atendimento ao cliente é fundamental para uma empresa e, quanto mais ágil e eficiente for, melhor avaliado o negócio será.
O uso da IA pode impactar em vários setores de uma marca e ajudar na automação de diversas atividades. Por isso, é importante conhecer todas as suas vantagens.
A verdade é que falar sobre inteligência artificial já não é uma novidade. Contudo, aplicá-la de forma integrada e efetiva dentro de um negócio, não é uma tarefa das mais simples.
Num momento em que a Experiência do Cliente (Customer Experience) ganha prioridade na agenda dos CEO’s e líderes das empresas, as soluções de IA tornam-se indispensáveis para otimizar o relacionamento com o consumidor.
Atendimento ao cliente: Principais benefícios que a IA pode proporcionar
A inteligência artificial abrange cada vez mais aspectos da vida quotidiana.
Das plataformas de streaming aos serviços de pós-venda, podemos dizer que o principal ponto de contacto que temos com as nossas marcas preferidas é, em maior ou menor escala, mediado pela IA.
Sendo assim, indicamos os principais benefícios que este recurso pode proporcionar no atendimento ao cliente. Fique a par!
Maior controlo sobre as interações
Ao interagir com um sistema que conta com inteligência artificial, a precisão é muito maior em todos os sentidos. As informações são mais objetivas e o cliente controla o desenvolvimento do diálogo.
Disponibilidade em tempo integral
Os canais de comunicação estão disponíveis para o utilizador 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto dá ao consumidor uma sensação de assistência constante, o que é excelente para a marca.
Agilidade na resolução de problemas
Com a ajuda de um assistente virtual, pode atender um grande número de pessoas simultaneamente, sem a limitação existente com os operadores humanos.
Além disso, as respostas solicitadas pelo consumidor são dadas em tempo real. O utilizador não precisa de esperar para receber uma solução e tudo é feito de forma muito mais rápida. Assim, a duração e a frequência dos contactos diminuem.
Mais confiança no atendimento
Com a IA, não há o risco de ocorrerem erros humanos na resolução de problemas. Portanto, a confiança do cliente no atendimento é superior.
Maior privacidade e segurança
Os atendimentos realizados através da IA fazem com que os utilizadores não se preocupem com as informações pessoais que fornecem, pois o sistema protege e garante a sua privacidade durante a conversa.
Interação personalizada com o cliente
O assistente virtual aprende com cada interação realizada com o consumidor.
Esta informação, combinada com os registos do cliente, é utilizada para personalizar cada vez mais as suas interações, aperfeiçoando o atendimento.
Todos estes benefícios ajudam a melhorar a experiência do utilizador, aumentando assim a satisfação com a marca.
Portanto, não há dúvidas de que a inteligência artificial no atendimento ao cliente pode melhorar, e muito, o serviço prestado pelas empresas.