Windows x Linux: Qual o melhor sistema operacional?

Windows x Linux Qual o melhor sistema operacional

Praticamente, desde os anos 90 que se tem vindo a discutir sobre qual será o melhor sistema operacional. Será o Windows ou o Linux?

Estes são dois dos sistemas operacionais mais famosos para computadores.

Enquanto o tradicional Windows da Microsoft está presente na maioria dos PCs e notebooks do mundo, o Linux tem ganho cada vez mais espaço no mercado.

E, embora se destinem ao mesmo fim (operar o hardware do seu PC), os sistemas Windows e Linux diferem nas suas características e potencialidades.

Assim, se considera trocar um pelo outro, pode ser uma boa ideia compreender quais são as vantagens e pontos fortes de cada plataforma.

Por isso, preparamos este artigo de forma resumida e clara sobre os benefícios e vantagens de cada sistema operacional. Não deixe de acompanhar!

Sistema operacional: Um duelo de gigantes!

O sistema operacional é o “cérebro da máquina”. Sem ele, o seu computador praticamente não teria uso.

Afinal, esta plataforma age como uma intermediária entre si e o equipamento.

Nesse sentido, listamos as características principais que diferenciam estes dois sistemas operacionais. Conheça-os:

Custo-benefício

Neste aspeto não há dúvidas: o Linux sai a ganhar, pois é um software livre e gratuito. Isto significa que não precisa de pagar uma licença para o ter no seu PC ou notebook.

Apesar de ser gratuito, o download do sistema é simples e seguro, podendo ser encontrado em vários locais da web, inclusive nos sites oficiais.

Por outro lado, quem deseja ter o sistema criado por Bill Gates, precisará de investir uma boa quantia para ter acesso ao Windows 11.

Imagine o custo total para uma empresa com dezenas de computadores. Este é um ponto importante na hora de determinar qual é o melhor sistema operacional a ser escolhido pela empresa.

Estabilidade e desempenho

Como o Windows vem instalado na maioria dos computadores, o hardware da máquina já é feito para funcionar bem com esse sistema operacional.

Mas, o sistema Linux também é conhecido por ser bastante estável.

Além disso, é rápido, flexível e funciona normalmente em quase todos os equipamentos, seja um modelo mais atual ou antigo.

Assim como o Windows, o Linux também já vem pronto para ser usado. Basta configurar o sistema com as características básicas que precisa para o seu dia a dia.

E, como é um sistema aberto, também consegue alterar o código fonte. Assim, dá para personalizar ainda mais os arquivos e programas, de forma a que estes funcionem da maneira que deseja.

Interface do sistema operacional

O Windows ficou famoso pela sua fácil e popular interface gráfica.

A navegação através de janelas, que deu o nome ao programa da Microsoft, agilizam e facilitam a vida do utilizador.

A interface do Linux é bastante similar, tendo um sistema de menus e atalhos.

Além disso, é possível guardar as suas configurações de modo a que, caso queira reinstalar o sistema, será fácil transferir as personalizações do utilizador.

Podemos dizer que há um empate técnico entre o Windows e o Linux neste requisito, já que a interface será uma questão de gosto.

Segurança e privacidade

O Windows é produzido pela gigante Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, e pode ser encontrado em diversas versões.

Já o Linux foi inicialmente produzido pelo programador finlandês Linus Torvalds no sistema de código aberto, disponível para ser modificado e distribuído livremente.

A Microsoft oferece atualizações constantes, com boas ferramentas de segurança, que colaboram para uma experiência agradável.

Porém, como é um sistema mais utilizado do que o Linux, a incidência de vírus é notoriamente maior.

Por outro lado, os utilizadores do Linux podem sentir-se mais seguros. Isto porque existe uma política eficiente de privilégios de utilizador.

Ou seja, como os programas funcionam em modo de utilizador, para aceder e modificar qualquer configuração no sistema é necessário usar a senha do administrador.

Atualizações de sistema

O Windows conta com uma empresa para fornecer um suporte para atualizações de segurança. Já o Linux conta com uma extensa comunidade de developers dispostos a corrigir possíveis problemas que apareçam na plataforma.

Contudo, é importante lembrar que as atualizações são necessárias para manter o sistema seguro e estável.

Por fim, podemos afirmar que cada sistema operacional tem as suas características, vantagens e desvantagens. Tudo vai depender dos seus objetivos e recursos.

O Windows é o mais popular e tem uma utilização mais conhecida. Enquanto o Linux é um sistema mais seguro, estável e bastante intuitivo. Qual é a sua escolha?

Tem duvidas ou deseja saber mais?

Diga-nos o que procura para que os nossos especialistas o possam ajudar.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.