Por acaso alguma vez já recebeu um e-mail ou SMS que lhe parecia suspeito? Se sim, muito provavelmente sofreu uma tentativa de ataque conhecido como phishing.
Esta é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada pelos burlões online. Eles utilizam esta técnica, a fim de roubar informações pessoais das suas vítimas.
E, infelizmente Portugal tem sido um grande alvo deste tipo de ataque virtual. Isto porque o número de ocorrências deste tipo aumentou drasticamente nos últimos anos.
Por isso, saber como proteger-se passou a ser algo fundamental e que não deve ser ignorado. Afinal, o prejuízo de perder informações valiosas pode ser irreversível.
Com isso em mente, elaboramos este conteúdo especial sobre o tema com o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas.
Iremos ensinar como pode proteger-se desta forma cada vez mais sofisticada de ataque cibernético que tem atormentado muitos Portugueses. Não deixe de acompanhar!
Phishing: Um dos ataques virtuais mais praticados no mundo
Segundo um relatório da empresa russa Kaspersky, além de Portugal, Brasil, França, Tunísia, Camarões e Venezuela são outros países com altos números de ataques virtuais do tipo phishing.
Este, pode ser resumido como um tipo de crime que tem por intuito enganar pessoas e levá-las a partilhar os seus dados pessoais e/ou financeiros.
Sendo assim, como o próprio nome indica, o seu objetivo é “pescar” todos estes dados e informações através de mensagens falsas via e-mail ou SMS.
E, segundo o relatório, este é o principal método de roubo de contas financeiras pelo mundo.
Geralmente começa com uma mensagem destinada a atrair a vítima. E, atenção que esta comunicação parece vir de uma fonte de confiança. Porém, não se engane! Esta mensagem contém links perigosos.
Desta forma, a pessoa é persuadida a fornecer as suas informações sigilosas, usualmente através de um site malicioso. Em outras ocasiões o malware também pode ser descarregado no computador pelo utilizador.
Em suma, os phishers utilizam a emoção, a curiosidade, o medo e até mesmo a sensação de urgência nas suas vítimas.
Assim, elas são induzidas a clicar em links ou abrir anexos maliciosos. É dessa forma que os cibercriminosos conseguem roubar os dados.
Quais são as formas mais eficazes de prevenir este tipo de ataque virtual?
O phishing está a tornar-se um crime virtual cada vez mais sofisticado. Então, todo cuidado é pouco!
Crises, como por exemplo a pandemia, oferecem a estes cibercriminosos uma grande oportunidade de colocar em prática os seus ataques, atraindo as suas vítimas. Sendo assim, para se proteger o ideal é:
- Confirme o link e o domínio do site que está a aceder;
- Veja se a página a que acedeu contém o “https” no início da URL e um ícone com um cadeado;
- Não responda e-mails e SMS que peçam informações pessoais ou financeiras;
- Verifique atentamente os cabeçalhos das mensagens recebidas e o e-mail do remetente;
- Procure pelo selo de verificação quando receber uma comunicação de uma empresa conhecida;
- Confirme as suas contas regularmente e verifique atividades não autorizadas.
Seguindo estes passos, conseguirá assegurar os seus dados de forma eficiente contra o phishing ou qualquer outro tipo de ataque virtual.
Por fim, o serviço de consultoria da Webtech pode identificar qualquer vulnerabilidade no seu sistema. Entre em contacto connosco e garanta a proteção das suas informações.