Todos nós utilizamos dispositivos eletrónicos no dia a dia, nomeadamente para fazer pagamentos de contas e compras online.
Por isso, é importante que protejamos sempre o nosso computador e outros dispositivos móveis, nomeadamente: notebooks, tablets, smartphones e pendrives.
Dessa forma, mantemo-nos seguros de ataques cibernéticos, vírus e aplicações maliciosas.
A segurança e a privacidade são, e sempre foram, uma grande preocupação da sociedade. Não é de hoje que existem estes ataques de cibercriminosos.
Nesse sentido, preparámos para si algumas dicas valiosas que o ajudarão a sentir-se mais seguro na Internet.
Dispositivos eletrónicos: A segurança e a privacidade devem sempre estar em primeiro lugar
Embora a maioria das pessoas já esteja familiarizada com os prós e os contras da internet, a verdade é que há ainda um número significativo de indivíduos que não estão preparados para lidar com as ameaças presentes e futuras.
Sendo assim, saiba como proteger os seus dispositivos eletrónicos de seguida.
1 – O antivírus é uma ferramenta indispensável
Ao navegar na Internet, é importante que o seu dispositivo esteja sempre protegido com um antivírus confiável.
Mantenha regularmente atualizados o antivírus, o sistema operativo e os seus programas, especialmente os browsers.
Utilize apenas um antivírus, pois ao ter duas (ou mais) versões pode criar conflitos e causar danos no seu computador.
Na Webtech encontra as melhores soluções de antivírus empresariais. Contacte-nos para saber mais!
2 – Troque com regularidade as palavras-passe dos seus dispositivos eletrónicos
Permanecer com a mesma palavra-chave por um longo período pode ser um risco.
Afinal, os especialistas recomendam que haja uma troca da palavras-chave a cada três meses para garantir a segurança das suas informações.
É aconselhável criar palavras-chave fortes que contenham no mínimo 14 caracteres. Combine números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.
3 – Nunca abra e-mails de remetentes desconhecidos
Evite cair na armadilha de abrir anexos de e-mails provenientes de remetentes desconhecidos ou que lhe pareçam suspeitos.
Pode ser um vírus que lhe foi enviado por e-mail e assim que o anexo for aberto, este é ativado automaticamente. Quando assim for, apague o e-mail imediatamente e certifique-se de que o elimina também do lixo, posteriormente.
4 – Nunca coloque as suas palavras-chave em redes Wi-Fi públicas
É sempre arriscado utilizar computadores e redes Wi-Fi públicas, especialmente ao realizar compras online. Isso acontece porque estas são abertas a qualquer pessoa.
Portanto, evite fornecer os seus dados pessoais quando utilizar este tipo de conexão. Esta é uma dica importante de segurança que muitos negligenciam.
5 – Certifique-se de que o site é confiável antes de realizar a compra
Antes de colocar informações confidenciais num site, é importante que verifique se há um cadeado do lado esquerdo do endereço (URL) da página. Assim irá garantir que a conexão é segura.
Além disso, em alguns navegadores confiáveis, os endereços podem ser exibidos com um fundo verde ou uma pequena chave. Estes indicam um nível adicional de segurança na troca de informações.
Existem algumas lojas online que disponibilizam aos clientes a opção de armazenar os dados do cartão de crédito para futuras compras. No entanto, essa prática não é recomendada.
No caso de a loja virtual sofrer um ataque informático, pessoas não autorizadas podem ter acesso aos seus dados e realizar assim, compras fraudulentas em seu nome.
Por isso, é importante evitar algumas situações para proteger as suas informações pessoais e financeiras.
Ao seguir todas estas dicas conseguirá utilizar os seus dispositivos com muito mais segurança e privacidade.