Para aqueles que não estão tão familiarizados com a área de IT, pode parecer complicado entender o conceito de cloud storage.
Enquanto a presença física do hardware, como um teclado ou monitor de computador, é evidente, o mesmo não pode ser dito acerca de softwares e sistemas. Anteriormente, sabíamos que estavam armazenados dentro do disco rígido do computador ou em locais físicos, como CD-ROMs.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, a partir de qualquer computador ou dispositivo com conexão à internet consegue aceder aos diversos recursos.
Dessa forma, já não existe a necessidade de os armazenar em formato físico. Isso permite-lhe recuperar facilmente todas as informações já processadas no sistema, sem qualquer restrição.
Tem uma empresa? Então saiba que este recurso é uma mais-valia para o seu negócio! Isso porque não precisa de ter os seus colaboradores fisicamente presentes no escritório para executarem as suas tarefas.
Essas caraterísticas estão alinhadas com as exigências do mercado de trabalho pós pandemia, que procuram cada vez mais equipas móveis, flexíveis e conectadas.
Já de seguida, apresentar-lhe-emos a importância deste tipo de serviços para as empresas.
Cloud Storage: Qual é a relevância deste sistema para os negócios?
No passado, as empresas tinham que investir em grandes computadores e manter uma equipa de IT disponível para lidar com problemas em softwares e sistemas.
Atualmente, na maioria dos setores, as empresas já utilizam computadores mais simples. É necessário apenas criar contas para os seus colaboradores acederem aos serviços pela nuvem.
Em caso de dificuldades ou dúvidas, muitos desses serviços de cloud storage oferecem suporte rápido e especializado.
Portanto, os serviços da nuvem desempenham um papel fundamental para os negócios, proporcionando uma maior eficiência e facilidade. Além disso, existem outras vantagens que podemos destacar, tais como:
1 – Economia de recursos
Existe uma redução significativa nos custos de hardware e na contratação de mão de obra especializada para instalar e manter softwares, sistemas e servidores.
Além disso, o armazenamento na nuvem permite economizar energia, uma vez que não é necessário manter as máquinas em constante funcionamento. Otimiza ainda, o espaço físico na empresa.
2 – Flexibilidade
Outra vantagem desta tecnologia é a possibilidade de explorar novas formas de organização na equipa, como o trabalho híbrido ou home office.
Os colaboradores podem realizar as suas atividades em qualquer lugar, se assim o desejarem. Isso proporciona mais flexibilidade e melhora o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
3 – Escalabilidade
Com a cloud storage, os gestores de IT não precisam de fazer estimativas ou adivinhar futuras necessidades ao contratar serviços.
Dessa forma, evita o desperdício de recursos ou a necessidade imediata de expandir infraestruturas.
A escalabilidade na nuvem permite um aumento na capacidade de forma flexível e, em muitos casos, automática, acompanhando o crescimento do negócio.
4 – Performance com a cloud storage
Os centros de dados são constantemente atualizados para alojar a computação na nuvem, garantindo o uso da tecnologia mais avançada para proporcionar a melhor experiência aos utilizadores.
Assim, há um maior desempenho com recursos de alta disponibilidade, velocidade e capacidade de processamento, independentemente da localização física desses mesmos utilizadores.
A sua empresa ainda não conta com os benefícios da cloud storage? Entre em contacto com a nossa equipa e conheça as nossas melhores soluções!