O cloud broker é um profissional cuja atuação está relacionada com o cloud computing.
A adoção da tecnologia de computação em nuvem tem sido determinante para o sucesso de muitas empresas.
Entre os seus benefícios estão a otimização de tempo e recursos através do diferencial em armazenamento, bem como a circulação de informações com mais segurança.
Neste cenário, o suporte deste profissional prova ser essencial. De seguida, saiba quais são as funções deste especialista.
Cloud broker: Tudo o que precisa saber
Já abordamos algumas vezes temas relacionados com o cloud computing, ou, computação em nuvem. Mas, poucos estão familiarizados com o conceito de cloud broker.
Fazendo uma analogia, podemos dizer que a atuação deste profissional é semelhante à de um consultor imobiliário.
Ou seja, atua como um intermediador entre a empresa e o fornecedor de serviços de computação em nuvem.
Assim, a sua função é aconselhar a empresa em relação aos serviços oferecidos pelo fornecedor de cloud computing, de forma que estes sejam adequados às suas necessidades.
As atribuições de um cloud broker
Podemos dizer que a atuação destes profissionais acontece basicamente em três etapas distintas. Conheça-as de seguida.
1 – Agregação
A agregação consiste na procura por funcionalidades qualificadas de cada serviço de nuvem, bem como na escolha dos fornecedores mais adequados.
Durante esta etapa, o profissional considera não somente a oferta de serviços, mas também os valores.
O resultado é uma interface agregada, com diferentes serviços, mesmo que seja baseada em diferentes provedores.
2 – Personalização
Alguns serviços de computação em nuvem costumam padronizar os seus produtos, para atingir o maior número possível de vendas.
O grande problema deste modelo é que desconsidera ferramentas específicas que podem ser essenciais para algumas empresas.
No entanto, este profissional é capaz de solucionar esta questão. Isto porque através da personalização dos produtos, é possível modificar uma série de funcionalidades.
Assim, é possível atender às necessidades de cada organização (o que pode ser feito através de transformações no padrão original ou a partir de novas implementações).
3 – Integração
Ao escolher cuidadosamente o melhor serviço de cloud computing para a sua empresa, os processos de criação e armazenamento de dados podem se aproximar.
Assim, a necessidade de utilizar um segundo servidor é dispensada.
Os benefícios de contar com o suporte do cloud broker
O Cloud Services Brokerage consiste numa segmentação na área de TI, na qual uma empresa agrega valor a um ou vários serviços de cloud computing, sejam eles privados, públicos ou mistos.
Em suma, trata-se de uma forma de simplificar a gestão de ambientes de nuvem dotados de maior complexidade.
Este especialista, portanto, presta suporte na solução de questões decorrentes da migração das operações, processos e negócios para o cloud computing.
Além deste benefício, outra vantagem que merece ser citada é o estabelecimento da contratação de somente um fornecedor.
Isto facilita muito as negociações, uma vez que a empresa passa a ter um único canal com o qual se tem de preocupar ao administrar interações e negociações.
Através do aconselhamento de um cloud broker, as organizações podem enquadrar-se nas tecnologias mais avançadas de forma mais segura e prática.