Já alguma vez pensou como o mundo empresarial se tornou tão eficaz? Facilmente podemos dizer que foi graças aos sistemas informáticos.
Estes sistemas abriram portas que nunca tínhamos sequer ousado imaginar. Facilitaram o dia-a-dia das empresas e ainda a relação com os seus (potenciais) clientes.
Sabemos que pode parecer confuso, mas abaixo explicamos tudo!
Sistemas informáticos: Os responsáveis pelo boom empresarial
Antes de aprofundarmos o tema é importante explicar o que são os sistemas informáticos. De forma geral são divididos em dois tipos de componentes:
Hardware: Dispositivos físicos que constituem o sistema informático. Como por exemplo, teclado, rato, monitor…
Software: Programas responsáveis pelo funcionamento do equipamento e de aplicações.
De forma simples, o hardware é como se fosse o corpo e o software o cérebro. Agora que já sabe o que são efetivamente os sistemas informáticos vamos ao seu impacto no mundo empresarial.
A importância da informática nos negócios
O sucesso das empresas passa pela evolução constante e com as tecnologias a avançarem em tempo recorde é essencial que as empresas acompanhem.
Se não o fizerem o resultado pode ser catastrófico, como por exemplo ser ultrapassado pela concorrência, o que pode levar à falência.
O que distingue estas ferramentas é a oportunidade que oferecem. Permitem analisar dados específicos e construir um plano de ação baseado em factos reais.
Já para não referir a facilitação da rotina, conseguindo simplificar tarefas, processos e a comunicação entre todos os patamares de uma empresa.
É importante referir que atualmente os estudos de mercado são feitos em massa, possibilitando o acesso a informações que antigamente eram completamente inacessíveis.
Essa informação ajuda qualquer tipo de negócio a tomar as decisões certas para o seu público-alvo fazendo com que as hipóteses de erro sejam muito menores.
Consequentemente permite que as empresas tenham um crescimento sustentado. Se as mesmas aliarem os sistemas informáticos com a área de marketing, vendas e comunicação, os resultados serão ainda melhores.
Ao estabelecer-se as necessidades e desejos de um público, a marca/empresa em questão opta pelos meios mais interessantes para esse público-alvo.
E não estamos a falar apenas de público no país de atuação, mas também noutros países. Graças aos sistemas informáticos e consequentemente ao marketing e globalização as marcas comunicam para o mundo inteiro.
Claro que toda esta abrangência exige uma resposta muito mais rápida da empresa para apoiar os seus clientes. Claro que para isso é necessário criar serviços de apoio ao cliente eficazes e capazes de resolver qualquer tipo de obstáculo.
Porque atualmente não é só a experiência de compra que é importante. Os consumidores estão cada vez mais fidelizados às marcas devido ao tratamento que recebem.
Não gostam de ser desvalorizados e podem mudar rapidamente preferências devido a uma má experiência de pós-venda.
Mas o que tem isto a ver com os sistemas informáticos?
Sem os sistemas informáticos bem desenvolvidos e estruturados nada disto seria possível. Há menos de 40 anos atrás era difícil uma empresa vender para fora do seu país.
Exigia uma logística muito grande e recursos que poucas tinham. Usava-se a comunicação “boca-a-boca” sem garantias de sucesso.
Atualmente através de várias plataformas como redes sociais e estudos de mercado as empresas percebem e sabem como alcançar qualquer tipo de consumidor. Podendo estar na rua ao lado ou no outro lado do mundo.
Como pode perceber sem estes sistemas muito do que é feito diariamente seria apenas imaginável.
Por isso, na Webtech, ajudamos os nossos clientes a terem acesso a sistemas informáticos que ajudem e facilitem o seu funcionamento interno. Este o primeiro passo para levar o seu negócio até ao outro lado do mundo!