7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

7 critérios que todas as lojas online devem cumprir

Com a disseminação da COVID-19 em 2019, o que se verificou foi a migração de diversos negócios para o universo digital. E assim surgiu o boom das lojas online.

Ao mesmo tempo, observou-se que os consumidores passaram a fazer cada vez mais compras pela internet.

Por isso, é natural que o interesse em abrir uma loja virtual tenha crescido.

E mesmo que não seja necessário um grande investimento no comércio eletrónico, a verdade é que deve existir um planeamento e uma estratégia bem definidos. Só assim conseguirá destacar-se no universo das lojas online.

Dito isto, reunimos algumas recomendações valiosas para si. Boa leitura!

loja online

Lojas online: estratégias essenciais para criar um negócio de sucesso na web

A aparente facilidade com que se vende pela internet tem atraído diversos negócios. Tanto os que possuem lojas físicas como aqueles que apostam essencialmente na web.

Mas, antes de se deixar levar pelo entusiasmo, é importante lembrar que, tal como no comércio físico, o comércio eletrónico exige planeamento. E não só: há também a necessidade de estudo de mercado e de investimento, para além de tempo, dinheiro e esforço.

Empreendedores que desenvolvem lojas online devem estar atentos a aspetos que fazem a diferença no momento da venda.

Além de ter um site com um design apelativo, é fundamental garantir uma navegação fluida, intuitiva e responsiva. Também é necessário cuidar de detalhes que impactam diretamente a experiência de compra do consumidor.

Para o ajudar, apresentamos-lhe 7 critérios essenciais que todas as lojas online devem cumprir para potenciar as suas vendas.

1 – Atenção aos nichos ao decidir que produtos vai vender

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões. Ou seja, o proprietário da loja online aproveita uma oportunidade que não foi percepcionada por mais ninguém, especialmente no que toca a determinado nicho.

Por isso, não tente vender de tudo na internet. Aumente a sua taxa de conversão tornando-se a referência num determinado nicho e comercializando produtos relacionados.

Nunca subestime o poder do nicho — esse é um diferencial das lojas online bem-sucedidas.

2 – Pesquise a sua concorrência a fundo

Antes de iniciar um negócio online, investigue atentamente a sua concorrência.

Faça uma pesquisa na internet, introduzindo duas ou três palavras-chave ou frases que o seu público-alvo provavelmente utilizará. Assim, perceberá os tipos de produtos ou serviços que pretende vender online.

Observe o que os seus concorrentes fazem corretamente, para compreender se existe espaço para melhorar. Em alternativa, pode perceber como integrar esses conceitos de forma única e diferenciadora para atrair consumidores.

3 – Organize a operação da sua loja online

Este é um ponto crucial para o sucesso das lojas online. Estruture como será o dia a dia da sua empresa.

Por exemplo, que formas de pagamento e de entrega adotará e quais serão os prazos.

Também é essencial definir quem ficará responsável pelo atendimento ao cliente e pelo envio das encomendas. Estas funções devem estar estabelecidas antes de a loja virtual iniciar a sua atividade.

4 – Defina a sua política de devolução

Este ponto deve estar bem claro, detalhado e ser prático, caso se verifique a necessidade de devolução.

Os clientes precisam de encontrar facilmente as informações sobre o que fazer e quais os critérios para que a devolução seja aceite.

5 – Reforce a sua política de segurança

A política de segurança deve explicar, de forma detalhada, como é que as informações de pagamento do cliente são trabalhadas.

Por isso, é essencial utilizar servidores seguros com certificados SSL. Quanto mais informação puder fornecer, maior será a confiança dos seus clientes.

6 – Garanta que a sua loja online tem boas fotografias dos produtos

Quando se trata de vender através de lojas online, os detalhes visuais fazem toda a diferença. Por isso, os produtos devem ter fotografias de elevada qualidade.

Há várias opções online que o podem ajudar a aprender estratégias e truques para tirar boas fotografias de produto. Assim, os artigos tornam-se ainda mais atrativos para os consumidores.

7 – Aposte na descrição dos seus produtos

As descrições genéricas não são suficientes.

Além disso, utilizar as mesmas descrições que todos os outros vendedores de um mesmo produto usam nem sequer deve ser uma opção.

São necessários detalhes como tamanhos, cores e dimensões, aliados a uma comunicação apelativa de marketing. Isso fará com que o potencial cliente perceba que precisa, quer e deve ter esse produto.

Agora que já tem uma visão geral sobre os principais critérios, chegou o momento de garantir a presença do seu negócio no mundo digital.

Para isso, conte com o apoio dos especialistas da Webtech em lojas online. Estamos prontos para o ajudar no que for necessário!

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