Empresas que adotam sistemas de operação modernos, dependem maioritariamente da utilização da tecnologia e de sistemas automatizados. São nestes cenários que o sistema de Disaster e Recovery se torna fundamental.
O conjunto tecnológico acaba por tornar-se essencial ao ponto de qualquer abalo no funcionamento prejudicar seriamente as atividades da organização. Nesse sentido, a recuperação de dados é vital.
O termo refere-se, basicamente, a um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo evitar que uma empresa perca ou comprometa os dados quando ocorre um imprevisto.
Conforme mencionamos, as empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para garantir o funcionamento das suas operações. Mesmo adotando medidas de segurança, imprevistos podem acontecer, como desastres ou ataques virtuais.
Quando ocorrem situações deste tipo, é necessário implementar ações que ajudem na rápida recuperação de dados e serviços. Isso porque no caso de serem perdidos ou comprometidos impactam negativamente o negócio.
É aqui que entra a recuperação de desastres. Este serviço refere-se a um conjunto de ações sólidas e consistentes a serem planeadas e implementadas, de modo preventivo, durante a ocorrência de um acontecimento ou depois de um desastre.
Veja a seguir algumas situações que podem levar à necessidade de um plano de contingência:
A elaboração de um plano deste género envolve conhecer a realidade e necessidades da empresa, assim como as vulnerabilidades em relação aos dados.
A partir de então é possível criar e formular ações a serem adotadas em caso de imprevistos e falhas. Assim evita-se os impactos negativos na operação e garante-se uma rápida recuperação dos arquivos e informações.
Agora já sabe a importância de um plano Disaster and Recovery. Não deixe de adotá-lo na sua empresa para assegurar o funcionamento da operação mesmo em situações inesperadas. Para adquirir este serviço ou para perceber melhor como funciona entre em contacto connosco!