Somos uma sociedade cada vez mais conectada e dependente das tecnologias. Se pararmos para pensar, estas são uma parte fundamental de vários aspetos do nosso dia-a-dia. Isto contribui significativamente para o crescimento da área de desenvolvimento web.

Quem atua neste setor pode trabalhar na criação da estrutura de websites, mas também na criação de aplicações híbridas. Estas aplicações são baseadas tanto em linguagens web como JavaScript.

Para entender melhor o que é e como funciona este serviço, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o assunto.

Desenvolvimento Web: Tudo o que precisa saber

Podemos definir o desenvolvimento web como o conjunto de processos de criação de websites e aplicações que sejam funcionais e possam ser executados em navegadores web.

A criação destes softwares envolve conhecimento da linguagem de programação. A linguagem pode ser HTML, CSS ou JavaScript, que são as três mais utilizadas por grande parte das empresas do mundo inteiro.

Deste modo a tarefa de codificação fica muito mais simples e são facilmente lidas por quaisquer navegadores. A principal função é processar os comandos, transformando-os em objetos visuais.

Muitas das apps que temos nos nossos smartphones são escritas em linguagem web, pois os códigos nativos dos sistemas operativos são muito específicos.

Todo o processo de criação envolvido neste desenvolvimento é composto por diversas etapas, as quais vamos explicar brevemente de seguida.

1 – Planeamento

Assim como em qualquer projeto, o planeamento é fundamental e uma das principais etapas antes da execução.

Neste desenvolvimento, através do planeamento será possível guiar todas as ações e estrutura do website ou aplicação em questão. Nesta fase, são definidos:

  • Esboço das telas e fluxo de informações
  • Ferramenta CMS – Content Management System
  • Ferramenta CRM – Customer Relationship Management

2 – Desenvolvimento de protótipo

Feito o planeamento, a equipa de desenvolvimento web passa à criação de um protótipo. Neste protótipo vai ser apresentada toda a arquitetura do site ou aplicação, guiando as etapas seguintes. A criação do protótipo inclui:

  • Identificação e organização das páginas que compõem o site
  • Conteúdo das páginas principais
  • Homepage
  • Integração com outras ferramentas
  • Planeamento e desenvolvimento do design
  • Desenvolvimento do código a ser utilizado

3 – Teste do website

Finalizado todo o processo de desenvolvimento do protótipo, chegou o momento de colocar o produto final em teste. Nesta fase é importante recolher o máximo de informações e feedback possíveis dos utilizadores.

Isso vai permitir detetar erros nas linhas do código de programação, que poderá ser revisto ou refeito. Além disso, é possível adequar outros aspetos como o layout, para torná-lo mais intuitivo.

Enfim, quaisquer relatos em relação à melhoria do resultado devem ser relatados à equipa de desenvolvimento para correções.

Recolher estes dados e feedbacks é crucial para garantir que o site seja lançado de acordo com as expectativas da empresa e também do público.

4 – Lançamento

Após todas as mudanças e melhorias, parte-se para o lançamento oficial do site, utilizando diversos meios de divulgação para que seja acedido pelo público.

É importante realçar que este setor está em constante mudança e melhoria.

As linguagens mais utilizadas vão-se modificando conforme vão surgindo e sendo implementados sistemas e processos mais completos e simplificados. A própria metodologia de trabalho muda, e como consequência, os processos operacionais também são atualizados.

Por exemplo, nos anos 90 havia muito mais burocracia e documentação nas etapas de desenvolvimento. Atualmente os métodos são mais ágeis e praticamente unânimes.

Apesar de todas as mudanças, o principal objetivo do trabalho de uma equipa de desenvolvimento web permanece o mesmo.

Passa por desenvolver páginas e aplicações web que solucionem os problemas dos clientes e melhorem os seus resultados. Se precisar de ajuda nesta área entre em contacto connosco!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.