Já alguma vez se deparou com a palavra domínio, ao criar um site? Provavelmente sim!
Este elemento serve para fazer com que o seu visitante chegue até ao seu site mais facilmente. No fundo, é uma forma de identificação.
Assim, registar o domínio da sua página é uma das primeiras atitudes que um empreendedor moderno deve fazer, ao começar a construir a sua marca online.
Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura do artigo para saber tudo o que precisa sobre o registo do seu site.
Mas, afinal, o que é um domínio?
O domínio refere-se a um nome exclusivo, que serve para localizar e identificar a sua empresa na web.
O mesmo aparece após o «www.» nos sites ou após o «@» nos e-mails.
É o endereço que as pessoas utilizam para aceder ao seu negócio na internet, e por isso, é considerado fundamental para quem quer ter um site ou blog.
O domínio foi uma convenção criada para facilitar o acesso digital para qualquer pessoa, mesmo que esta não possua muito conhecimento sobre a web.
Isto porque, na realidade, os sites são localizados pelos provedores de internet através de um número chamado de IP.
As combinações numéricas presentes nos IP’s são muito boas para serem lidas por computadores, mas não são nada práticas para os seres humanos.
Já imaginou como seria se todos os sites fossem referenciados através do IP?
As pessoas diriam umas para as outras: “Encontrei um site muito interessante! Espreita quando puderes: o endereço é 198.061.545.1”.
Dessa forma seria bem mais complicado de o memorizar, concorda? Para evitar essa situação, foram criados os domínios.
Um domínio em Portugal, por exemplo, é composto pelas seguintes partes: nome do domínio e código do país.
Aqui vai um exemplo prático: www.webtech.pt.
O “webtech” representa o nome do domínio e o “pt” o código do país.
Domínio: Como escolher o nome ideal da sua marca na web?
Certas regras ajudam a tornar o seu domínio mais marcante e facilitam o “percurso” do cliente até si. São elas:
- Ter uma ligação direta com a marca
- Possuir entre 2 e 26 caracteres
- Não deve iniciar ou terminar com um hífen
- Não possuir acentos (o que não é uma regra, mas pode ajudar na sua estratégia de e-mail marketing, já que nem todos os servidores suportam esta opção).
Os domínios são únicos e caso tenha um negócio, é importante que registe todas as variações do mesmo, para garantir a sua marca na internet.
Estes são contratados anualmente e são relativamente baratos.
Uma vez registado o domínio, basta renová-lo anualmente. Assim, o seu registo estará protegido de pessoas que possam ter interesse em adquiri-lo.
Quando for escolher o endereço do seu site na Internet, ou seja, o domínio que será registado, é importante ter em conta que um nome de fácil escrita e memorização faz a diferença.
Tenha em consideração o segmento do seu negócio e tente usar um termo chave que ligue a sua marca ao seu nome. Isso ajudará bastante na indexação no Google.
Na Webtech encontra as melhores soluções para registar o seu domínio. Espreite a nossa página referente a este serviço e garanta a sua presença digital!