Sabia que adotar um sistema de controlo de acesso à internet nas empresas, impede muitos riscos à infraestrutura de TI? Como por exemplo, o acesso a websites, conteúdos ou plataformas.
Esta é uma medida de segurança restritiva e por isso deve ser desenvolvida de forma a não se tornar num obstáculo para o desenvolvimento das atividades da empresa.
Vamos explicar detalhadamente porque deve implementar este sistema de controlo e quais os seus benefícios.
Controlo de acesso à internet: Benefícios de implementar este sistema na sua empresa
A internet, é uma ferramenta fundamental para as operações de uma empresa. E também podemos afirmar que é a porta de entrada principal de ameaças à segurança da informação.
E-mails de phishing, downloads de origem não confiável e acesso a websites suspeitos são alguns dos caminhos mais usados por criminosos para ataques cibernéticos.
Para minimizar estes riscos, é importante considerar um sistema de controlo de acesso no ambiente corporativo.
Os gestores devem adotar um sistema de controlo que garanta a maior segurança dos dados da corporação e permita a execução das atividades de forma eficiente.
Neste sentido, o primeiro passo é mapear as necessidades de cada departamento.
Por exemplo, a equipa de marketing precisa do acesso às redes sociais, mas o jurídico não, as permissões podem ser configuradas de acordo com isso.
De seguida, listamos alguns dos principais benefícios de implementar o controlo de acesso na sua empresa.
1 – Otimiza o tempo de trabalho
Sabia que cada colaborador pode gastar, em média, 72 minutos por dia com atividades pessoais na internet durante o trabalho? Isto representa 15% do tempo de trabalho.
E acredite, mesmo que a política da empresa seja clara em relação à proibição do uso da internet para fins pessoais, certamente ainda haverá pessoas a ignorar a regra.
Por isso, o melhor é restringir o acesso, especialmente às redes sociais para que isto não ocorra.
Lembre-se sempre que a restrição deve ser aplicada a departamentos que não dependam destas plataformas para desenvolver o seu trabalho.
2 – Melhora o foco dos colaboradores
Em complemento ao desperdício de tempo, outro impacto criado pelo uso indevido da internet pela equipa é a falta de foco.
É claro que momentos de descanso são importantes para retomar o foco nas atividades.
Contudo, quando a atenção é desviada a todo o momento, pode impactar diretamente na produtividade.
Como resultado, pode inclusive comprometer a qualidade das tarefas entregues e por consequência dos serviços prestados pela empresa.
3 – Baixo desempenho de sistemas e equipamentos
Sem o controlo de acesso, alguns utilizadores podem estar a consumir a maior parte do tráfego da rede.
Isto pode afetar inúmeras atividades da empresa, como o desempenho de sistemas, envio e recebimento de e-mails, comunicação e atendimento a clientes.
Através de um sistema de controlo, é possível filtrar e limitar o que cada utilizador ou equipamento pode aceder.
Além disso, é possível identificar colaboradores que utilizam os recursos de internet de forma indevida ou que consumam recursos além do necessário.
4 – Despesas com manutenção e recursos ociosos
Conforme dito anteriormente, a internet é uma das principais portas de entrada para os ataques virtuais.
Além de prejuízos em relação ao vazamento de dados, poderá ter despesas criadas diretamente com manutenção de sistemas e equipamentos.
Quando um computador é infetado com algum vírus, por exemplo, há o custo de solucionar este problema.
Além disso, toda a equipa pode ficar parada até que as máquinas sejam reparadas. Ou seja, mais prejuízo para a empresa.
Percebe como o controlo de acesso é importante para um negócio? Crie um plano adequado à sua empresa e melhore os resultados de produtividade.