Se é um utilizador atento da internet, então certamente já reparou num pequeno detalhe, o certificado SSL. Este, diferencia os sites e garante a segurança dos dados. Está evidenciado na barra de endereços do navegador ou domínio, e é representado pelo HTTPS e por um ícone de cadeado.
Mas sabe o que é, e por que razão deve ter este certificado no seu website? Vamos esclarecer todas as dúvidas mais à frente!
Certificado SSL: Conheça os benefícios de o ter no seu website
Com a expansão da internet e o aumento do número de utilizadores, é imprescindível tornar a comunicação e navegação mais seguras.
Por isso, o certificado SSL é um dos elementos que fazem parte dos protocolos de segurança.
O SSL (Secure Socket Layer) permite que os utilizadores e os servidores troquem informações em segurança. Deste modo, a integridade dos dados fica protegida, bem como a veracidade do conteúdo disponível.
Este dispositivo de segurança funciona através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações. Ao instalar este certificado num domínio, as informações trocadas entre o computador de um visitante e o website são criptografadas. Ou seja, os dados transmitidos são alterados, tornando-se incompreensíveis.
Mas, para além da segurança, por que razão é importante o certificado SSL para quem possui um website?
1 – Transmite maior credibilidade aos visitantes
A segurança é a maior prioridade de qualquer utilizador que navega em online. Não é por acaso que temos assistido a um aumento significativo no número de ciberataques.
Ter um certificado SSL vai fazer com que os visitantes da sua página se sintam mais seguros e tranquilos. Isto é especialmente importante quando são transmitidas informações sensíveis, como dados bancários em transações de comércio eletrónico.
Mesmo que a sua página não seja de vendas, mas sim institucional, é importante ter o símbolo de site seguro, já que confere credibilidade ao seu negócio.
2 – Otimização de SEO
O SEO consiste num conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o ranking de um site nos motores de pesquisa, como o Google.
Em suma, consiste numa forma orgânica e eficiente de aumentar a visibilidade na internet. Mas qual é a relação com o certificado SSL?
É mais simples do que parece! A presença do certificado é um dos fatores considerados pelo algoritmo. Ou seja, se o seu website não o tiver, certamente não conseguirá alcançar uma posição de destaque nas plataformas de pesquisa.
Portanto, o protocolo de segurança possibilita que o seu site seja encontrado com maior facilidade, aumentando as hipóteses de sucesso do seu negócio.
3 – Os utilizadores estão cada vez mais conscientes
Preocupam-se cada vez mais em seguir os protocolos de segurança para uma navegação protegida.
O próprio Google passou a emitir um alerta sempre que um utilizador acede a um site sem o certificado SSL. Esta prática é feita desde 2017, com a atualização da plataforma.
O Chrome é considerado o principal navegador de acesso à Internet. Segundo alguns dados, é utilizado por cerca de 72% da população mundial. Sendo assim, pode estar a sofrer grandes prejuízos por não adotar o SSL.
Os sites que não possuem este protocolo são exibidos na barra de endereços do navegador com um “i”. Ao clicar, o utilizador recebe a mensagem “a conexão com este site não é segura”. Por isso, ter este alerta no seu site pode prejudicar a imagem da sua marca.
Já percebeu por que ativar este certificado no seu website vai muito além de melhorar a experiência dos seus visitantes?
Ter o certificado SSL também vai gerar um maior retorno à sua empresa. Afinal, este impacta positivamente a percepção dos clientes sobre a sua marca.