Se é um utilizador atento da internet, então certamente já reparou num pequeno detalhe, o certificado SSL. Este, diferencia os sites e garante a segurança dos dados. Está evidenciado na barra de email e no URL ou domínio, e é representado pelo HTTPS e um ícone de cadeado.
Mas sabe o que é, e por que deve ter este certificado no seu website? Vamos esclarecer todas as dúvidas mais à frente!
Certificado SSL: Conheça os benefícios de o ter no seu website
Com a expansão da internet e a quantidade cada vez maior de utilizadores, a necessidade de tornar a comunicação e navegação mais seguras é imprescindível.
Por isso, o certificado SSL é um dos elementos que fazem parte dos protocolos de segurança.
O SSL (Secure Socket Layer) permite que o utilizador e o servidor troquem informações em segurança. Assim, a integridade dos dados está protegida bem como é garantida a veracidade do conteúdo disponível.
Este dispositivo de segurança funciona através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações. Ao instalar este certificado no domínio, as informações trocadas entre o computador de um visitante e o website são criptografadas. Ou seja, os dados transmitidos são alterados, tornando-se incompreensíveis.
Mas além da segurança, por que é importante o certificado SSL para quem possui um website?
1 – Transmite maior credibilidade aos visitantes
A segurança é a maior prioridade de qualquer utilizador que navega em online. Não é por acaso que temos acompanhado um grande aumento no número de ataques cibernéticos.
Ter um certificado SSL vai deixar o visitante da sua página mais seguro e tranquilo. Especialmente para passar informações sensíveis, como dados bancários em transações de e-commerce.
Mesmo que a sua página não seja de vendas e apenas institucional, ter o símbolo de site seguro é importante, já que agrega credibilidade ao seu negócio.
2 – Otimização de SEO
O SEO é definido como um conjunto de técnicas, que têm como finalidade a melhoria do ranking de um site nos motores de pesquisa, como o Google.
Em suma, consiste numa forma orgânica e eficiente de potencializar o alcance na internet. Mas qual é a relação com o certificado SSL?
É mais simples do que parece! Um dos fatores considerados pelo algoritmo é a presença do certificado. Ou seja, se o seu website não o possui, certamente não conseguirá alcançar uma posição de destaque nas plataformas de pesquisa.
Portanto, o protocolo de segurança possibilita que o seu site seja encontrado com maior facilidade, já que aumenta as hipóteses de sucesso do seu negócio.
3 – Os utilizadores estão cada vez mais conscientes
Os utilizadores preocupam-se cada vez mais em seguir os protocolos de segurança para uma navegação protegida.
O próprio Google passou a emitir um alerta quando o utilizador acede a um site sem o certificado SSL. Isto é feito desde 2017, com a atualização da plataforma.
O Chrome é considerado o principal navegador de acesso à Internet. Segundo alguns dados, é utilizado por cerca de 72% da população mundial. Sendo assim, pode estar a ter grandes prejuízos por não adotar o SSL.
Os sites que não possuem este protocolo são exibidos na barra de email com um “i”. Ao clicar, o utilizador recebe a mensagem “a conexão com este site não é segura”. Por isso, ter este alerta no seu site pode prejudicar a imagem da sua marca.
Já percebeu por que ativar este certificado no seu website vai muito além de melhorar a experiência dos seus visitantes?
Ter o certificado SSL também vai gerar maior retorno à sua empresa. Afinal, este impacta positivamente a percepção dos clientes sobre a sua marca.