Porque deve ter sempre um certificado SSL no seu website

Se é um utilizador atento da internet, então certamente já reparou num pequeno detalhe, o certificado SSL. É o que diferencia alguns sites de outros e garante a segurança dos dados.

Está evidenciando na barra de endereço e no URL ou domínio propriamente dito, sendo representado pelo HTTPS e um ícone de cadeado.

Os sites que têm estes dois elementos utilizam este certificado. Sabe o que é e por que deve ter um no seu website? Esclarecemos todas as dúvidas mais à frente!

Certificado SSL: conheça os benefícios ao tê-lo no seu website

Com a expansão da internet e a quantidade cada vez maior de utilizadores, a necessidade de tornar a comunicação e navegação mais seguros foi imprescindível. O certificado SSL é um dos elementos que faz parte dos protocolos de segurança.

O SSL (Secure Socket Layer) permite que o utilizador e o servidor troquem informações em segurança. Protege a integridade dos dados e garante a veracidade do conteúdo disponível.

Este dispositivo de segurança funciona através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

Em suma, ao instalar este certificado no domínio, as informações trocadas entre o computador de um visitante e o website são criptografadas. Ou seja, os dados transmitidos são alterados, de forma que se tornarem incompreensíveis.

Mas, além da segurança, por que o SSL é importante para quem possui um website?

1 – Transmitir mais credibilidade aos visitantes

A segurança é a prioridade de qualquer utilizador que navega em sites na internet. Não é por acaso que temos acompanhado um grande aumento no número de ataques cibernéticos.

Ter um certificado SSL vai deixar o visitante da sua página mais seguro e tranquilo para passar informações sensíveis, como dados bancários em transações de e-commerce.

Mas, mesmo que a sua página não seja de vendas e apenas institucional, ter o símbolo de site seguro agrega ainda mais credibilidade ao seu negócio.

2 – Otimização de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que têm por finalidade a melhoria do ranqueamento de um site nas páginas de pesquisa, como o Google.

Em suma, consiste numa forma orgânica e eficiente de potencializar o alcance na internet. Mas, qual é a relação com o certificado SSL?

Simples, um dos fatores considerado pelo algoritmo que realiza o ranqueamento é a presença do certificado. Ou seja, se o seu website não o possui, certamente não será possível alcançar uma posição de destaque nas plataformas de pesquisa.

Portanto, o protocolo de segurança possibilita que o seu site seja encontrado com mais facilidade, aumentando as chances de sucesso do negócio.

3 – Os utilizadores estão cada vez mais conscientes

Os utilizadores preocupam-se cada vez mais em seguir os protocolos de segurança para uma navegação protegida.

Neste sentido, o próprio Google, desde janeiro de 2017, passou a emitir um alerta quando o utilizador acede a um site sem o certificado através do Chrome.

Considerando que este é o principal navegador de cerca de 72% da população mundial, pode estar a ter grandes prejuízos ao não adotar o SSL.

Os sites que não possuem este protocolo são exibidos na barra de endereço com um “i”. Ao clicar o utilizador recebe a mensagem “a conexão com este site não é segura”, o que prejudica a imagem da sua marca ou empresa.

Percebe por que ativar este certificado no seu website vai muito além de melhorar a experiência dos visitantes?

Ter o certificado SSL também vai gerar mais retorno à empresa porque impacta positivamente na perceção dos clientes sobre a marca.

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