Se já ouviu falar da autenticação de dois fatores, mas não lhe deu a devida importância, este é o momento certo para rever este conceito.
O mundo virtual tem muitos fatores positivos, mas também está repleto de pessoas mal intencionadas, que a qualquer momento podem invadir o seu sistema informático.
Pior que isso, podem causar transtornos e prejuízos de ordem financeira e pessoal.
De modo a acrescentar mais proteção à navegação da web, muitas empresas recorrem a este método de segurança. É importante para navegar no Google e nas diversas aplicações bancárias.
De seguida, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber sobre esta autenticação, inclusive as razões porque deve implementar este recurso na sua empresa.
A importância da autenticação de dois fatores na proteção de dados
Em primeiro lugar, deve saber que a autenticação de dois fatores se encontra presente nas mais diversas aplicações e sites, como por exemplo o WhatsApp, o Instagram e o Google.
Podemos defini-la como um recurso que impede o acesso de estranhos a contas pessoais. Este método reforça, assim, a sua segurança digital.
No mundo informático é conhecida pela sigla 2FA (two-factor authentication). Tem crescido muito em popularidade, é muito intuitiva e nada complexa.
Consiste em acrescentar uma segunda camada de autenticação pessoal, ao fazer o login num site ou sistema.
Geralmente, isso requer que um código temporário seja introduzido para prosseguir com o acesso.
Hoje em dia, as grandes empresas já utilizam a autenticação de dois fatores para proteger os seus sites de acessos indevidos.
Afinal, a segurança na internet é fundamental, uma vez que temos tido um aumento significativo de ataques informáticos.
Assim, com este método de segurança, torna-se mais difícil que haja uma fuga de dados pessoais.
Mesmo que alguém consiga ter o seu nome de utilizador e a senha, isso não será suficiente para entrar na sua conta.
Isto porque o código temporário é enviado para um dispositivo a que apenas o utilizador tem acesso.
Os métodos mais comuns deste recurso
Existem diversas formas de implementar este método num site ou sistema:
- Biometria
- Autenticador via QR Code
- Dispositivos USB
- Certificados
- Assinaturas digitais
- Perguntas de segurança
- Notificações Push
Os mais comuns são feitos através de e-mail ou código SMS. E é a estes que iremos dar especial destaque.
1 – Autenticação por e-mail
A autenticação por e-mail é muito utilizada pelo Google como forma de efetuar uma segunda validação de identidade.
Geralmente, recebe um código para o seu e-mail, através do qual poderá confirmar a sua identificação.
Apesar de ser bastante comum, este método tem algumas desvantagens, em comparação com o envio de SMS.
Isto porque a senha do e-mail pode ser a mesma, possibilitando o hacker de ter acesso a ambos. Ou pode, mesmo, não receber o código devido a problemas de conectividade com a internet.
Este é um método mais complexo de ser implementado.
2 – Autenticação por SMS
A autenticação por SMS costuma ser mais rápida, segura e fácil.
O SMS é a forma mais utilizada para validar a autenticação em dois fatores. A maioria das pessoas tem sempre consigo os seus smartphones, o que garante uma maior eficácia do recurso.
A Autenticação de dois fatores é uma mais-valia
Atualmente, a segurança online é um dos principais pilares para quem trabalha com sites, blogs ou a sistematização de processos numa empresa.
Garantir a integridade dos dados é fundamental para o crescimento da empresa. Mas, também, como forma de transmitir uma maior credibilidade aos seus utilizadores que procuram serviços na internet.
Dessa forma, independentemente do tamanho da sua empresa, deve considerar este recurso no âmbito da segurança de dados.
O método pode não ser infalível, porém é o mais seguro. Tanto que grandes empresas o utilizam nos seus sistemas, conforme mencionámos.
Por que deve utilizar este recurso no seu negócio?
Ao compreender o significado deste recurso, o gestor empresarial passa a apreender a relevância que esta ferramenta tem para a segurança cibernética.
De forma geral, o 2FA constitui-se como uma ferramenta indispensável para preservar informações confidenciais e assegurar a proteção de contas e de dispositivos.
Isto permite que o negócio se possa defender de invasões por hackers e ataques maliciosos, evitando o acesso não autorizado.
Sendo assim, através desta ferramenta de segurança, a empresa está em conformidade com as regulamentações locais e internacionais concernentes à proteção de dados.
Agora que já conhece a autenticação de dois fatores, considere implementar este método no sistema da sua empresa. Garanta mais segurança e proteção para os seus negócios!
Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto com a nossa equipa para que possamos ajudá-lo a proteger os seus dados.