Inicialmente, podemos dizer que para muitos especialistas em gestão, a junção entre tecnologia e marketing é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer.
E isso faz todo o sentido no mundo atual em que vivemos, e com a realidade do mercado.
O avanço da tecnologia, mais propriamente da Internet, proporcionou mudanças profundas na forma como as pessoas se comunicam e realizam as suas tarefas cotidianas.
Nesse sentido, não é difícil de imaginar que a Internet também mudou drásticamente o futuro dos negócios.
Embora há alguns anos a publicidade tradicional de TV e rádio fossem suficientes para impulsionar uma marca, atualmente ela precisa do suporte digital para atrair mais clientes.
Afinal de contas, a maioria esmagadora do público de qualquer marca está conectada.
Desta forma, decidimos partilhar consigo este conteúdo para que possa conhecer o poder desta integração. Assim, saberá como ela poderá mudar a realidade dos negócio.
Continue a leitura e descubra tudo o que precisa!
A tecnologia e marketing fazem uma união poderosa que traz muitos resultados às empresas
Hoje em dia, já é possível dizer que a grande maioria das empresas está presente na Internet.
Desta forma, elas utilizam diversas plataformas digitais, como o Analytics, por exemplo, para medir o seu desempenho. E, a maioria dos seus sistemas e processos já são automatizados.
Sendo assim, diante de tantas possibilidades apresentadas pela Internet, podemos afirmar que o foco principal é a experiência do cliente. Isto porque o que dita o que um consumidor vai comprar ou não, já não diz respeito apenas às suas necessidades.
Afinal, o que é tendência nas redes sociais também é valorizado nos dias atuais.
Então, as empresas que estão apenas habituadas ao marketing tradicional, e não possuem uma visão aprofundada dos dados e do comportamento dos clientes, estão condenadas ao fracasso.
Isso mostra-nos o quanto a tecnologia e o marketing estão cada vez mais integrados dentro das estratégias comerciais de um negócio.
Portanto, as ações da equipa de marketing não devem ser apenas voltadas à criação de campanhas. Elas precisam de aprender como aliar as suas estratégias à tecnologia.
Como fazer esta integração dentro do negócio?
Agora que já conhece a importância desta integração, deve estar a perguntar como fazê-la dentro do negócio.
É importante ressaltar que as equipas tanto de marketing, quanto de tecnologia, não devem fundir-se numa só. Elas devem possuir autonomia e serem independentes.
Contudo, precisam construir uma relação simbiótica, tornando-se setores fortes e sustentáveis dentro da empresa.
Essa colaboração será essencial para impulsionar os resultados e fazer a marca crescer no mercado.
Sendo assim, para unir tecnologia e marketing, precisa de criar um determinando cenário, sendo este:
- A contratação de profissionais com perfis híbridos;
- Alinhamento dos KPI’s do negócio;
- Avaliação da infraestrutura de cada setor;
- Investir em melhorias para possibilitar a integração destes setores.
Estes são os principais aspetos que deve considerar para unir estes dois setores da empresa. A automação de certas atividades ajudarão a eliminar processos demorados e qualquer outro gap de produção.
Acredita agora no poder da integração da tecnologia e marketing? Então chegou a hora de aplicá-la na sua empresa.
A Webtech possui uma ampla gama de serviços digitais, que vão ajudá-lo a melhorar a notoriedade do seu negócio. Contacte-nos agora mesmo!