De forma resumida podemos dizer que o marketing online é o conjunto de ações que são implementadas através da internet. Este sistema torna-se o meio principal de divulgação e atração de novos clientes.
Por incluir variados tipos de ações, o marketing digital de uma empresa pode englobar diferentes objetivos. Os mesmos podem ser a construção de uma sólida reputação online, até ao desenvolvimento de ações de relacionamento com clientes.
No artigo de hoje trazemos 6 motivos pelos quais a sua empresa deve investir neste tipo de marketing, bem como as principais estratégias. Acompanhe!
Marketing Online: 6 razões pelas quais vale a pena investir
Todos os dias, além de diversas empresas iniciarem negócios na web, outras que já atuam no meio tradicional migram para a internet. Isso acontece porque o meio digital apresenta grandes vantagens em relação aos veículos tradicionais.
O marketing soube identificar todo este potencial, apostando em promover de forma inteligente e eficaz, produtos e serviços pelos múltiplos canais.
Marketing online é o futuro porque a internet está a causar uma revolução grandiosa, e o mundo dos negócios não pode ficar para trás. Mas, quais são as estratégias que podem ser implementadas?
A melhor estratégia vai depender muito dos resultados e objetivos que tem para a sua empresa. Contudo, entre as principais ferramentas destacamos:
Marketing de Conteúdo – Conteúdo informativo que é relevante para um grupo específico.
Marketing de Afiliados – Afiliados promovem os seus produtos nos seus sites ou pelos próprios meios.
E-mail Marketing – Envio de e-mails para criar ou manter um relacionamento com clientes atuais e potenciais.
Marketing de Redes Sociais – Criar e compartilhar conteúdo através das redes sociais para atrair e interagir com os visitantes e clientes.
Search Engine Optimization (SEO) – Conseguir tráfego para o site através dos mecanismos de pesquisa orgânica.
O universo do marketing online abrange muito mais estratégias para fortalecer a presença digital de uma empresa. Mas, independentemente das estratégias escolhidas, certamente qualquer negócio vai ter benefícios ao aderir ao mundo online.
Veja a seguir 6 benefícios proporcionados por este tipo de marketing:
1 – Segmentação
Como é possível acompanhar melhor o comportamento da audiência, este marketing trouxe o conceito das personas.
As personas são designações com características mais detalhadas sobre o cliente ideal e as suas preferências. Processo que facilita muito mais a segmentação para direcionar a comunicação e venda para o público exato.
2 – Custo-benefício
A publicidade online, conhecida também como marketing de performance, pratica preços mais acessíveis comparado aos meios de massa. E, ainda apresenta um excelente retorno.
3 – Foco
Neste ambiente digital, é mais fácil direcionar as ações para os objetivos de marketing, alcançando resultados expressivos de acordo com o que deseja.
4 – Engagement
O relacionamento é um recurso valioso tanto para conquistar novos consumidores como para fidelizar os clientes da marca. Em plataformas digitais como as redes sociais, fóruns e apps, cria interações e aproxima a empresa do público.
5 – Mais credibilidade
Estar online é essencial, e o marketing digital existe para que a credibilidade seja cada vez maior. Este tipo de marketing possibilita o aumento da reputação da empresa, do negócio e de todos os envolvidos no projeto.
6 – Controlo de resultados
Com as ferramentas certas pode acompanhar os resultados de cada campanha de maneira precisa. Isto cria insights sobre a jornada de compra do seu público alvo. O que significa que o controlo sobre os resultados é muito maior.
O marketing por meios digitais já está mais do que consolidado, entretanto, em constante transformação.
Se a sua empresa ainda não investe no marketing online, está na altura de mudar, principalmente porque é uma ferramenta que vai auxiliar na expansão da marca. Perceba qual é a melhor estratégia para a sua empresa, e obtenha um retorno positivo!