A evolução tecnológica alterou drasticamente a forma como vivemos e nos relacionamos. Hoje em dia é impossível não ter pelo menos um dispositivo eletrónico como telemóvel ou computador nos quais armazenamos informações preciosas.
A massificação da utilização da internet trouxe consigo uma nova visão acerca da segurança de dados e informações privadas. Isso ocorreu devido ao aumento considerável das ameaças virtuais. Assim, hoje resolvemos falar de cybersegurança e da sua importância na atualidade.
Cybersegurança: O que é afinal?
Podemos definir cybersegurança como uma prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrónicos, redes e dados contra ataques maliciosos como é o caso do RansomWare.
Pode ser também referenciada como segurança da tecnologia, e sua aplicação dá-se em diferentes âmbitos. Falamos desde de seguida.
1 – Segurança de rede
Consiste na proteção de uma rede de computadores contra intrusos, sejam eles invasores direcionados ou malware.
2 – Segurança de aplicações
Consiste na implementação de práticas voltadas para a proteção de softwares e dispositivos.
Porque uma app comprometida pode fornecer acesso aos dados que pretende proteger.
3 – Segurança de informações
Relaciona-se com a proteção e manutenção da integridade e a privacidade dos dados, tanto no armazenamento como na transação dos mesmos.
4 – Segurança operacional
Engloba as permissões que os utilizadores têm ao aceder a uma rede.
Além disso garante os procedimentos que determinam como e onde os dados podem ser armazenados ou compartilhados.
5 – Políticas de Recuperação
Quando ocorre um incidente que infringe os termos da cybersegurança, as políticas de recuperação ditam como será feita a restauração de operações e informações para retornar à normalidade.
6 – Esclarecimento dos utilizadores
Tem por finalidade ensinar aos utilizadores medidas de segurança contra ataques cibernéticos, nomeadamente:
- Não abrir anexos suspeitos de e-mail
- Não conectar unidades USB não identificadas
- Outras lições importantes para a segurança em ambiente virtual
Por que a cybersegurança é necessária nos dias de hoje?
Como se pode observar a cybersegurança está relacionada a diversas práticas e medidas que visam reduzir os riscos inerentes à utilização da internet nos seus mais diversos contextos.
É cada vez mais comum vermos casos de vítimas de ataques virtuais dos mais diversos tipos. Porém as mais comuns são:
- Publicação de informações sigilosas
- Roubo de senhas
- Perda de dados
- Ações criminosas que visam ganhos financeiros
Hoje em dia empresas dos mais diferentes setores passam por um processo de transformação digital. Ou seja, estão a virtualizar processos e operações . Isso é extremamente benéfico, mas ao mesmo tempo abre brechas para novos perigos.
Já notou como raramente precisamos deslocar-nos ao banco para resolver questões financeiras do dia a dia? Na realidade basta ter um telemóvel com a app instalada, e pode fazer pagamentos, transferências ou outras transações.
Agora imagine essa prática em escala mundial. Os bancos devem ser responsáveis pela segurança na utilização dos seus serviços virtuais em relação a todos os seus clientes.
Deu para perceber a proporção de tal responsabilidade? E não estamos a falar somente dos bancos, já que até mesmo governos e outras entidades adotam cada vez mais os processos digitais e armazenam dados sigilosos.
Daí a importância da cybersegurança, pois ao mesmo tempo em que as tecnologias se tornam cada vez mais presentes no nosso dia a dia também aumentam os riscos e perigos que rondam o universo virtual.
Por isso há cada vez mais investimentos em novos mecanismos e ferramentas que procuram atingir um alto nível de segurança digital. E todos devem ter acesso às mesmas para garantir proteção em todos os sentidos.
Adotar as medidas de cybersegurança é fundamental tanto para empresas quanto para usuários individuais. Só assim poderá reduzir o número de ataques e ameaças que espreitam redes e sistemas digitais.