fbpx
 

Ransomware: O que é e os cuidados a ter

Ransomware: O que é e os cuidados a ter

Navegar pelas redes é sinónimo de explorar um universo à parte. E, assim como na vida real, o mundo digital está repleto de armadilhas e perigos à espreita. Entre os diversos malwares que circulam nas redes está o ransomware.

Trata-se de uma espécie de software nocivo utilizado por hackers com o intuito de invadir computadores e obter dados pessoais em troca de um “resgate”.

Para não ser vítima deste tipo de golpe é preciso conhecer de que forma o software age e como se conseguem infiltrar nos sistemas.

Vamos explicar mais detalhadamente o que é o ransomware e como é possível evitar este tipo de ataque informático.

Ransomware: O que é afinal?

O ransomware consiste num tipo específico de software nocivo distribuído pela internet, e utilizado por hackers que têm como propósito a extorsão.

Quando uma máquina sofre um ataque deste tipo de malware, pode ocorrer o bloqueio da tela do computador ou então a criptografia de dados armazenados no disco. E, isso vai impedir que o utilizador tenha acesso aos seus dados.

É nesse momento que a vítima recebe a mensagem em forma de pop-ups que surgem na tela como aviso de que a máquina foi sequestrada. Nesse momento é exigido um resgate na forma de pagamento, para obter a chave capaz de libertar novamente os dados.

De que formas o ransomware pode afetar a máquina?

Quem atua através destes softwares com o intuito de realizar ataques virtuais pode utilizar algumas ferramentas específicas. Conheça-as de seguida.

1 – Screen Locker

O screen locker irá bloquear o acesso à tela do dispositivo, impedindo que o utilize enquanto não for desbloqueado.

2 – PIN locker

Aqui, o alvo são os aparelhos com sistema operativo Android, no qual os códigos de acesso são modificados para bloquear o utilizador.

3 – Crypto-ransomware

Os dados armazenados no disco da máquina são criptografados, impedindo o acesso da vítima.

4 – Ransomware Diskcoder

Por fim, neste último caso, o disco completo será criptografado de forma a que a vítima não consiga aceder ao sistema operativo.

Agora que já entende mais sobre como funciona o ransomware, vamos explicar algumas formas de prevenir este tipo de invasão.

Como evitar um ataque de ransomware?

Aplicando algumas medidas de segurança é possível navegar na rede e estar protegido contra ataques de ransomware.

1 – Faça backups

Armazenamos todo o tipo de arquivos nos nossos dispositivos, como documentos, fotos, vídeos…

Para manter estes arquivos protegidos é importante realizar backups de forma constante. E, devemos fazê-lo em mais de um compartimento, como por exemplo, na nuvem, HD externo…

2 – Instale um antivírus

Contar com um bom antivírus para detectar páginas ou arquivos suspeitos pode fazer toda a diferença na hora de se proteger contra um malware.

Vale a pensa investir nestes sistemas de segurança, capazes de bloquear diversos malwares e outros elementos nocivos.

3 – Cuidado ao fazer o download de arquivos

É comum recebermos arquivos e links através de várias ferramentas como e-mails, apps de mensagens instantâneas e redes sociais.

É preciso muito cuidado ao abrir estes links, e desconfiar sempre de mensagens suspeitas, pois certamente pode tratar-se de um ransomware.

4 – Mantenha os dispositivos atualizados

As atualizações são capazes de corrigir vulnerabilidades e aprimorar sistemas de segurança dos dispositivos.

Portanto, mantê-los sempre atualizados pode garantir que não seja vítima de um ataque de ransomware.

Além deste cuidado, é indicado navegar em redes seguras e sites confiáveis. Assim pode navegar mais tranquilamente, estando protegidos contra pessoas que utilizam de artifícios maliciosos para tirar proveito das suas vítimas.

Etiquetas:, , , , , , , , , ,

1 thought on “Ransomware: O que é e os cuidados a ter

Leave a Reply

Your email address will not be published.