fbpx
 

Qual a importância da sua empresa prevenir ataques informáticos

Qual a importância da sua empresa prevenir ataques informáticos

A interrupção de operações e perda de dados em ataques informáticos refletem-se em grandes prejuízos financeiros para as empresas.

No mundo corporativo, a virtualização de procedimentos nos mais variados segmentos é uma realidade cada vez mais presente.

O avanço trazido pelas tecnologias é certamente positivo em termos de praticidade e eficiência nos resultados. Porém, ao mesmo tempo, este é um universo que pode trazer também riscos, caso não sejam consideradas medidas de segurança.

Ataques informáticos infelizmente são comuns, com a dispersão de vírus e invasões clandestinas que muitas vezes podem destruir toda uma rede ou sistema informático. Além da violação ou roubo de dados confidenciais de uma empresa.

Por isso, é necessário estar prevenido para conseguir evitar uma situação como a descrita. Mas como as empresas podem prevenir ataques informáticos?

A seguir daremos algumas dicas, de forma a demonstrar a importância das medidas de segurança no mundo virtual.

Ataques informáticos – o que são e como evitá-los

Os ataques cibernéticos ocorrem de forma silenciosa, e muitas vezes as vítimas só têm conhecimento do sucedido após o estrago ter sido feito.

É sempre bom estar atento a medidas de segurança para evitar essas situações. Mas, antes de falar mais sobre estas medidas, saiba o que são ataques informáticos.

O que são ataques informáticos?

Pode até pensar que somente as grandes empresas são chamarizes para hackers neste tipo de ação criminosa. Porém pensar dessa forma é um equívoco.

Todos que utilizam a rede, desde utilizadores individuais, até sistemas de pequenas e médias empresas, também estão vulneráveis a estas investidas que podem ser muito prejudiciais, inclusive financeiramente.

Basicamente, um ataque informático consiste na tentativa de um hacker em aceder de forma clandestina a uma rede ou sistema, com o intuito de danificá-la ou destruí-la para obter dados sigilosos ou obter vantagem financeira.

Dessa forma, o criminoso, uma vez em posse dos dados sigilosos, poderá agir através de extorsão, fraudes e roubo contra a pessoa ou empresa. A par disso poderá também interromper operações que impedem o seu fluxo normal de funcionamento de quem está em regime de home office.

Como prevenir estes ataques?

A prevenção é sempre a melhor forma de minimizar ataques informáticos. Por isso, existem algumas medidas de segurança simples que podem ser tomadas para manter a sua rede protegida. Conheça-as de seguida.

1 – Antivírus 

Os ataques através de vírus são os mais comuns, e podem representar perda de dados e consequências negativas na produtividade de uma empresa.

Instalar um software antivírus é essencial para manter os computadores e redes protegidas através de varreduras e atualizações diárias.

2 – Firewall

O Firewall funciona como a primeira barreira de segurança entre um computador e a rede de internet. A sua função é, basicamente, impedir que elementos suspeitos tenham acesso à máquina.

Estes sistemas de segurança são similares a um programa de computador, ou são também comumente encontrados como parte integrante de alguns softwares antivírus.

3 – Autenticação

A autenticação é fundamental para aceder a dados importantes ou informações pessoais. Sendo possível torná-la ainda mais eficiente.

Para isso, basta criar um duplo fator de autenticação. Ou seja, criar mais uma etapa de identificação de forma a dificultar o acesso de hackers que porventura venham a descobrir a sua senha.

4 – VPN

As VPN’s – Redes Privadas Virtuais funcionam como uma espécie de túnel seguro entre dois ou mais dispositivos. Desta forma é possível navegar na web de forma mais segura.

Ou seja, a VPN possibilita que os utilizadores não fiquem tão suscetíveis aos hackers e ataques criminosos na internet.

Para não ser vítima de ataques informáticos, e ter prejuízos na sua empresa, é preciso estar sempre atento se as medidas de segurança estão a ser cumpridas e contar sempre com um suporte profissional em caso de problemas.

Manter os seus sistemas e redes protegidos é fundamental para não cair nas diversas armadilhas à espreita no universo virtual.

Etiquetas:, , , , , , , ,

1 thought on “Qual a importância da sua empresa prevenir ataques informáticos

Leave a Reply

Your email address will not be published.