O software mais importante de qualquer computador é o sistema operativo e, encontramos atualmente, várias opções no mercado. No entanto, o Windows server e o Linux destacam-se como os mais populares.
Mas entre estas duas opções, qual é o melhor sistema operativo para o seu computador?
Para responder a esta pergunta é preciso conhecer as principais características dos dois sistemas. Só desta forma poderá concluir qual dos dois dá uma melhor resposta.
Vamos esclarecer estas questões, para que no fim consiga decidir se deve utilizar o Windows server ou Linux.
Windows server vs Linux: Quem vence neste duelo?
O Windows server é o sistema operativo mais popular da atualidade e é produzido pela Microsoft.
Já o Linux foi inicialmente produzido pelo programador finlandês Linus Torvalds no sistema open source.
De seguida, vamos comparar as principais características de ambos. Assim será mais simples ajudá-lo a decidir qual deles é a melhor opção para si.
1 – Custo
Em relação ao custo, a aquisição do sistema Linux é mais barata. Isso porque se trata de um software gratuito e livre, disponível sob a Licença Pública Geral (GPL).
Isto significa que não é necessário pagar licenças para o poder ter nos dispositivos. Apesar de ser gratuito, o download é simples e seguro, e pode ser encontrado em diversos locais da web, incluindo sites oficiais.
Já o Windows server necessita de um investimento. Isso pode ser uma desvantagem para uma empresa que possui diversos aparelhos, por exemplo.
2 – Interface e utilização
Linux e Windows server seguem caminhos distintos quando o tema é a interface gráfica e a facilidade de utilização.
O sistema operativo da Microsoft é único, ou seja, tem sempre a mesma interface e a mesma maneira de operar.
Já o sistema Linux pode variar, oferecendo interfaces gráficas completamente diferentes que o utilizador pode personalizar.
Este aspeto pode ser uma vantagem ou desvantagem. Se considera a personalização importante e quer manipular o sistema operativo à sua maneira, o Linux é a solução perfeita.
Isto porque permite “criar” um sistema com a interface mais adequada ao gosto de cada um. Além disso, as cores, os ícones, os elementos e os efeitos gráficos também podem ser modificados.
3 – Segurança e privacidade
Este é um tópico muito importante e de grande preocupação, principalmente quando falamos de informações corporativas e privadas.
A Microsoft oferece atualizações constantes com boas ferramentas de segurança que colaboram para uma experiência agradável do utilizador.
Além disso, existem diversos softwares pagos (ou gratuitos) que visam proteger os utilizadores de ameaças de vírus e outras invasões.
Infelizmente, por ser um sistema muito conhecido, é um alvo constante de ataques maliciosos. Isso exige aos programadores do Windows server uma atenção constante para manter as atualizações de segurança em dia.
Os utilizadores do Linux, por sua vez, podem sentir-se mais seguros. Especialmente no que toca à política eficiente de privilégios do utilizador.
Como os programas mudam de acordo com cada utilizador é necessário usar a senha do administrador para aceder e modificar qualquer configuração do sistema.
Assim, caso haja alguma infeção, o vírus não se consegue espalhar pelo sistema. E é isso que facilita a solução do problema e a diminuição do prejuízo.
Inclusive, de acordo com um estudo encaminhado pela SUSE Linux Enterprise, 83% das empresas optam pelo Linux nos seus dispositivos. Seja pela segurança ou pela independência dos seus fornecedores.
4 – Recursos
De forma geral, podemos afirmar que o Windows server e o Linux equiparam-se em termos dos recursos oferecidos. Além disso, atualmente, o suporte a hardware é similar nas duas plataformas.
Isto significa que se algum componente funciona no Windows, é bem provável que o seu suporte já esteja também implementado no Linux.
5 – Atualizações e suporte
As atualizações são necessárias para manter o sistema seguro e estável. Em relação às atualizações para Windows, a Microsoft tem se empenhado para as manter em dia.
Mas, por ser a única empresa responsável em detectar as falhas e a elaborar soluções, pode ter algumas desvantagens. Por exemplo, o tempo entre o aparecimento da falha de segurança e a disponibilização da atualização pode ser longo.
Enquanto o Windows conta com um suporte centralizado, o Linux conta com uma extensa comunidade de programadores. E são estes que estão dispostos a estudar e a corrigir possíveis problemas que surjam na plataforma.
Além disso, todas as atualizações são gratuitas e sem data de validade.
Análise final entre Windows server e Linux
Por fim, a comparação entre o Windows server e Linux em 2024, não apresenta contrastes tão significativos como há alguns anos.
As duas plataformas são praticamente equiparadas em relação a Apps, facilidade de utilização e suporte.
Podemos até dizer, que os fatores que mais os diferenciam são a questão da personalização do sistema e o custo de aquisição.
Por um lado, o produto da Microsoft é pago. Porém a instalação é mais fácil. Além disso, a utilização é feita para utilizadores que não estão interessados em aprender mais sobre computadores.
Por outro lado, o Linux é completamente personalizável e garante maior liberdade de controlo ao utilizador.
No entanto, um dos pontos negativos ao adotar o Linux é que envolve um período de adaptação e estudo. Este tempo é necessário para perceber e resolver alguns problemas iniciais.
Assim, concluímos que na hora de decidir, é preciso ter em mente mais do que as características do Windows server e do Linux. Ou seja, deve olhar, principalmente, para o uso que lhe pretende dar. Só assim poderá escolher a melhor opção para as suas necessidades.