No final do ano, o Google anunciou uma alteração no nome da plataforma de aplicações corporativas, antes conhecida como G Suite. Atualmente tem o nome de Google Workspace.
Na verdade, não foi apenas o nome que foi alterado. Houve algumas mudanças interessantes que tornaram a ferramenta ainda mais funcional.
Mais à frente vamos explicar quais são as funções desta solução e as suas principais vantagens.
Google Workspace: Conheça as principais funções e vantagens da ferramenta
Basicamente, o Google Workspace, consiste numa plataforma que através do Cloud Computing disponibiliza ferramentas de produtividade e colaboração, tudo com a máxima qualidade.
São muitos os recursos que tornam o processo de trabalho mais produtivo, como:
- Drive – Armazenamento de documentos, fotos e muito mais com sincronização de arquivos através da nuvem
- Docs – Permite a criação e edição documentos de texto, tabelas e outros de forma online e offline
- Sheet – Pode ser sincronizado com o Docs, permite criar e editar gráficos e tabelas
- Slides – Programa para criação de apresentações
- Sites – Possibilita a criação de websites de conteúdo editado de forma colaborativa e páginas da web
- Forms – Ferramenta direcionada a pesquisas e informações através de formulários criados para pessoas ou grupos
- Meet – Ideal para a realização de videoconferências
- Search Console – Permite que desenvolvedores verifiquem o estado de indexações para otimização de sites
- Calendar – Calendário e agenda online para criar eventos e acompanhar compromissos
O que mudou no Google Workspace?
Conforme dito, as alterações não se resumem somente ao nome. A plataforma também ganhou um novo visual, com ícones, símbolos e imagens diferentes.
Assim como o G Suite, o Google Wokspace continua a trabalhar no modo de pacote, com vários planos para atender a diversas necessidades.
Cada pacote dá acesso a diversas ferramentas que poderão ser usadas simultaneamente por várias pessoas.
Talvez a principal mudança sejam as melhorias relacionadas à integração das aplicações. São mais de 10 ferramentas integradas que permitem maior colaboração e compartilhamento.
Estas alterações potencializam ainda mais a funcionalidade da plataforma. Possibilita aos utilizadores mais produtividade, especialmente em alturas em que o teletrabalho se tornou tão necessário.
Quais são as vantagens do Google Workspace?
É uma plataforma completa e tanto as ferramentas como o modo de funcionamento proporcionam inúmeras vantagens aos utilizadores.
1 – Mais flexibilidade
As ferramentas funcionam através da tecnologia do sistema Cloud Computing. Ou seja, basta ter um dispositivo com conexão à internet e poderá aceder a todos os documentos e arquivos, em qualquer lugar do mundo.
Esta mobilidade facilita muito o dia-a-dia e certamente é uma das maiores vantagens da plataforma.
2 – Trabalho colaborativo
O Google Workspace permite também um trabalho colaborativo, ou seja, a sua equipa pode trabalhar no mesmo documento ao mesmo tempo.
Além disso, é possível partilhar entre os colegas o que torna a execução das atividades mais eficiente e reduz o tempo. Já que todos conseguem aceder, visualizar, editar e comentar com facilidade e rapidez.
3 – Segurança
A segurança é um fator primordial em qualquer aplicação e nesta é levada muito a sério.
Assim como no antigo G Suit, a plataforma tem a Cloud Plataform Google, que utiliza diferentes tipos de sistemas de segurança. Assim, oferece a proteção máxima dos dados.
4- Redução de custos
Já se sabe que o sistema em nuvem ajuda na redução de custos. Isto porque elimina a necessidade de criar e gerir uma infraestrutura complexa de TI.
Com esta ferramenta terá ao seu dispor o que há de melhor em sistemas de informática, podendo contratar os serviços por necessidade, poupando gastos.
Consulte os planos e os respetivos valores aqui e comece também a usufruir de todas as vantagens oferecidas pelo Google Workspace.