Cloud: Tudo o que precisa saber para migrar o seu negócio

Os mercados estão cada vez mais diversos e exigentes, o que faz com que a maior parte das empresas caminhe em direção à transformação digital. Esta é uma forma de se colocarem à frente da concorrência e de se tornarem mais lucrativas. Um dos serviços mais adotados é a cloud.

A implementação destes sistemas tornou-se cada vez mais comum no âmbito empresarial. É uma solução bastante democrática já que atende as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas.

Se está interessado em incorporar este serviço no seu negócio, então o artigo é para si. Vamos explicar como funciona e quais os benefícios em migrar para esta tecnologia.

Cloud: Conheça os benefícios para empresas

Apesar do conceito de computação cloud ainda criar algumas dúvidas, já está bastante presente no nosso dia-a-dia. Isso porque praticamente tudo o que consumimos na internet são serviços amparados por esta tecnologia.

De maneira simplificada, podemos dizer que o principal objetivo é permitir que os utilizadores tenham acesso aos dados em qualquer lugar do mundo. Isso ocorre mesmo que o servidor esteja num país diferente.

Essa “globalização” no acesso faz com que várias pessoas, em lugares diferentes, possam interagir com aquele conteúdo que está na nuvem. Só precisam de dados de acesso autenticados e autorizados.

Essa autenticação, bem como a atualização dos arquivos e processos, ocorre em tempo real. Backups periódicos também asseguram a constante segurança dos dados. Apresentamos-lhe de seguida os tipos de sistemas existentes

1. Nuvem pública

Esta é a maneira mais comum de implantar a computação em nuvem. Os recursos pertencem a um provedor cloud terceirizado, são operados por ele e partilhados com outras organizações que também usam o serviço.

2. Nuvem privada

Numa nuvem privada, os recursos são usados exclusivamente por uma empresa ou organização. As nuvens privadas geralmente são usadas quando há necessidade de uma maior segurança e de um maior controlo sobre a infraestrutura

3. Nuvem híbrida

É uma combinação da nuvem pública e privada. Ou seja, a nuvem híbrida explora os recursos da nuvem pública e os recursos locais existentes da nuvem privada.

É feita uma conexão entre os diferentes ambientes para ajudá-lo a usufruir das vantagens que todos oferecem.

Quais as principais vantagens de migrar a empresa para a computação cloud?

Para fazer essa transformação digital na sua empresa, primeiro é preciso conhecer os benefícios que o sistema pode proporcionar. Ou seja, qual é o retorno deste investimento?

Saiba que adotar esta tecnologia vai ajudar o seu negócio a aumentar a produtividade e a reduzir os de custos. Veja a seguir como isso é possível.

1. Inserir a sua empresa na realidade digital

Ser digital já não é uma opção, trata-se de uma questão de sobrevivência num mercado de concorrência acirrada.

Isso significa que as empresas devem implementar tecnologias que possibilitem o seu crescimento de forma sustentável. Desta forma, podem proporcionar processos com qualidade mais elevada e uma melhor experiência para o cliente.

Ao adotar o sistema de computação em nuvem alivia as responsabilidades relativas à infraestrutura do seu setor de TI. Com esta solução podem dedicar-se ao desenvolvimento de novos produtos que vão auxiliar diretamente nas operações da empresa.

2. Maior poupança

Ao adotar este serviço, a empresa passa a usufruir de toda a infraestrutura física do provedor. Como por exemplo, hardwares, servidores ou sistemas, e paga somente pelo que foi utilizado.

Ou seja, a gestão dos serviços computacionais e da informação ficam a cargo do provedor de cloud computing. Isto reduz os custos com membros especializados.

3. Disponibilidade

Com o aumento do regime de trabalho remoto, é importante que a emprea esteja preparada para garantir a infraestrutura necessária aos colaboradores em qualquer parte do mundo.

Isso é possível através desta solução, onde os dados ficam disponíveis 24 horas por dia. l.

Desta forma melhora a produtividade das empresas , pois os processos ficam sujeitos a menos interrupções.

4. Flexibilidade

HDs externos, servidores locais, pendrives e outros dispositivos de armazenamento, aos poucos, ficam obsoletos. .

Como dissemos, a computação em nuvem permite que as empresas possam aceder aos documentos em qualquer lugar e através de diferentes dispositivos. Essa característica agiliza processos e dá uma maior consistência ao fluxo de operações.

Percebe por que deve adotar o sistema cloud na sua empresa? Leve o seu negócio para a era digital e sinta a produtividade a aumentar com os benefícios desta solução!