O armazenamento em nuvem não é uma tecnologia considerada nova. Entretanto nos últimos tempos tem tido cada vez mais popularidade.

É um serviço que tem conquistado cada vez mais utilizadores da internet, principalmente por não exigir um nível de conhecimento avançado em informática.

Manter a integridade de dados e garantir que estão seguros é fundamental, seja num contexto de gestão empresarial, seja para utilizadores particulares.

E, por atender às necessidades de todos os públicos, é que este tipo de armazenamento tem ganho espaço.

Este método democrático pode trazer soluções versáteis para diversos problemas. Além disso é considerado um modelo sustentável de armazenamento de dados de segurança.

Acompanhe o artigo e conheça mais 5 motivos que o farão perceber as vantagens deste armazenamento.

Armazenamento em nuvem: Conheça 5 vantagens

O conceito de computação em nuvem é uma expressão que tem sido muito utilizada no mundo dos negócios. Mas ainda cria muitas dúvidas entre os utilizadores.

Para que conheça os motivos pelos quais deve aderir ao sistema de armazenamento em nuvem, elaboramos uma lista com as principais vantagens.

1 – Tecnologia que oferece mais segurança

Entre todos os métodos de armazenamento de dados, como pen drives, CDs e HDs externos, certamente que o sistema em nuvem é o que oferece mais segurança.

Isso porque os dispositivos de armazenamento físico podem sofrer um acidente, falha elétrica ou até mesmo roubo. Todas estas situações comprometem os documentos importantes de forma irreversível.

Por isso, cada vez mais utilizadores estão a migrar os seus arquivos para a cloud, onde os arquivos permanecem em servidores online e não correm riscos de se perder.

Além disso, a segurança é garantida por um alto nível de criptografia das plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Assim sendo, protegem os dados contra invasões de hackers e utilizadores mal-intencionados.

2 – Partilha de arquivos

Ao pensar num contexto empresarial, a divisão do trabalho é geralmente feita em departamentos (financeiro, marketing, desenvolvimento…).

A comunicação entre estes setores é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Isto leva à necessidade de partilha de informações e dados que são comuns a dois ou mais departamentos.

O armazenamento em nuvem permite que qualquer pessoa possa aceder ao arquivo através da partilha. Isto acontece independente de estar no mesmo local ou a quilômetros de distância física da máquina em que os dados estão armazenados.

3 – Menor necessidade de espaço na máquina

Para qualquer pessoa ou empresa que trabalhe com computadores no dia a dia, ter em consideração o espaço que precisa para armazenar arquivos faz parte do pensamento estratégico.

Além disso, se forem acumulados muitos documentos pesados, o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de novos arquivos.

Isto não ocorre com um serviço de armazenamento na nuvem, já que boa parte desta acumulação é reduzida. A nuvem passa a atuar como um disco rígido remoto, libertando a memória das máquinas físicas.

4 – Redução de custos

Ao usar a infraestrutura em nuvem, não é preciso investir muito a comprar ou manter os equipamentos. E isso consequentemente vai reduzir os custos.

Não é necessário investir em hardware, ou em instalações nem em grandes equipas de TI para lidar com as operações do data center em nuvem.

5 – Backups automáticos

Esta é mais uma das vantagens do armazenamento na nuvem. A empresa ou utilizador não precisa de se preocupar com o backup dos dados que serão armazenados, uma vez que o próprio serviço se encarrega desta tarefa.

Ao optar pelo armazenamento em nuvem, vai encontrar ótimos provedores no mercado, gratuitos ou com preços acessíveis.

Tenha à sua disposição toda a infraestrutura que este sistema de armazenamento em nuvem pode oferecer, e assegure-se de que os dados estarão protegidos.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.