fbpx
 

O que é e quais as vantagens de uma solução cloud

O que é e quais as vantagens de uma solução cloud

A informatização de processos nos mais diversos tipos de segmentos corporativos contribui para uma constante melhoria de sistemas que facilitem a rotina das empresas. E, é nesse sentido que a solução cloud está a ser cada vez mais integrada no dia a dia de empresas.

A mesma, tem vindo a alcançar popularidade graças às soluções que oferece, tornando as operações mais eficientes e práticas.

Se ainda não conhece este tipo de solução ou está à procura de mais informações acerca das suas funcionalidades, continue a ler.

Solução cloud: O que é e como funciona

A solução cloud faz referência a uma ferramenta bastante conhecida e utilizada, a nuvem. Nela, somos capazes de armazenar dados e arquivos que poderão ser acedidos a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

A solução cloud funciona basicamente com o mesmo princípio, entretanto é mais voltada para a realidade corporativa. Trata-se de um sistema de computação, em que dados e recursos de TI são disponibilizados ao utilizador através da internet.

Em termos simples, o seu funcionamento dá-se através de um servidor remoto que armazena dados, programas e aplicações, centralizando assim recursos e conectando dispositivos.

Este sistema permite maior controlo sobre os recursos computacionais, já que permite o acesso aos recursos e aplicações de forma remota e virtual, sem a necessidade de tê-los fisicamente.

A computação em nuvem pode ser feita a partir de três tipos de sistemas. Apresentamo-los de seguida.

1 – Nuvem Pública

Consiste em recursos computacionais, tais como servidores e armazenamentos, que são fornecidos por terceiros. Os mesmos são disponibilizados para qualquer pessoa ou empresa que os contratar.

Na nuvem pública o utilizador envia os dados, arquivos ou app para a cloud, e o provedor fica responsável pela sua manutenção, gestão e controlo de segurança.

Neste modelo de solução cloud o conteúdo de armazenamento fica disponível na web. E, o espaço total é compartilhado entre vários utilizadores de forma simultânea. No entanto, não existe qualquer partilha entre os dados de diferentes utilizadores.

2 – Nuvem Privada

Já a nuvem privada permite que a empresa mantenha a sua infraestrutura sob a sua alçada interna. O mesmo oferece acesso restrito a utilizadores autorizados, como parceiros e funcionários.

Este modelo possibilita a personalização das funções e suporte de acordo com as necessidades da empresa. A par disso, cada solução é projetada e direcionada para a realidade de cada cliente.

3 – Nuvem Híbrida

Por fim, a nuvem híbrida apresenta-se como uma combinação dos dois modelos acima referidos. Assim alguns recursos e dados são utilizados de forma pública e outros de forma privada.

Serviços oferecidos pela solução cloud

Em relação aos serviços oferecidos pela solução cloud, existem três tipos que se destacam. Conheça-os de seguida.

1 – SaaS (Software como serviço)

O SaaS é uma das formas mais populares de utilização da solução cloud, e permite que empresas possam licenciar ferramentas mais eficientes e seguras.

A grande vantagem desse serviço é que ele exclui a responsabilidade do utilizador com relação a correções, gestão de sistemas e novas funções, que ficarão a cargo do prestador de serviços. O objetivo será fornecer uma melhor experiência.

2 – PaaS (Plataforma como serviço)

Já a plataforma como serviço facilita a administração de recursos contratados, de forma que a gestão de infraestruturas de hardware seja feita pelo prestador de serviços, através de uma plataforma na nuvem mais simples e prática.

Este modelo oferece um ambiente completo de desenvolvimento, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e apps.

A equipa de TI precisa preocupar-se somente com a programação da aplicação, sendo que a sua manutenção e atualização são tarefas do provedor.

3 – IaaS (Infraestrutura como serviço)

No modelo IaaS, os recursos de infraestrutura são locados, tais como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.

A empresa será cobrada de acordo com o provedor e modelo escolhido. Por exemplo pela quantidade de dados armazenados ou o número de servidores utilizados.

A sua maior vantagem é a flexibilidade da disponibilização de recursos que variam de acordo com a necessidade da empresa. Assim somente o que é utilizado será pago, gerando maior poupança.

Quais as vantagens de uma solução cloud?

Contratar uma solução cloud pode trazer diversos benefícios para seus utilizadores. E, entre os quais destacam-se a segurança, redução de custos e praticidade.

Isso porque as empresas que prestam esse tipo de serviço trabalham com as ferramentas mais modernas para proporcionar maior segurança aos seus clientes.

Além disso, a redução de custos é certa já que não haverá a necessidade de gasto com licenças de uso de softwares instalados em cada computador.

E a praticidade advém do fato de que o provedor será responsável por gerir e administrar os recursos e aplicações. E o utilizador terá acesso garantido a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, facilitando assim o controlo dos sistemas.

É por todas essas vantagens que este tipo de serviço tem ganho cada vez mais espaço, especialmente no mundo corporativo.

Portanto, vale a pena consultar as ofertas de solução cloud disponíveis no mercado, e implementar essa estratégia na rotina da empresa, aprimorando e otimizando ainda mais os sistemas e processos.

Etiquetas:, , , , , , , , ,

1 thought on “O que é e quais as vantagens de uma solução cloud

Leave a Reply

Your email address will not be published.