fbpx
 

O que são e quais as vantagens dos servidores dedicados

O que são e quais as vantagens dos servidores dedicados

Se ainda acredita que contar com servidores dedicados é sinónimo de gastos elevados com infraestrutura, precisa rever os seus conceitos.

De fato, essa modalidade de servidor ainda requer um investimento maior do que o servidor compartilhado. Porém os custos com espaço de instalação, compra de máquinas e equipa de TI já não são necessários.

Isso porque, hoje, qualquer empresa tem a possibilidade de ter um servidor dedicado (ou um servidor cloud) com um investimento acessível. Assim, acaba por garantir todos os benefícios que um alojamento deste tipo oferece.

Se quer saber mais sobre servidores dedicados, continue a ler este artigo e descubra em que consistem e quais as suas vantagens.

Servidores dedicados: Tudo o que precisa saber

Algumas tipologias de negócio necessitam de um servidor mais robusto, que seja capaz de oferecer o suporte necessário e, assim, fazer com que os sites tenham um excelente desempenho.

Podemos dizer que um servidor dedicado consiste num modelo de alojamento, que pode servir tanto para sites quanto para sistemas.

Por outras palavras, isso significa uma customização total das suas necessidades. Este vai desde o espaço de armazenamento até à velocidade de processamento e o tamanho da memória RAM.

E é aí que se encontra a maior diferença em relação ao servidor compartilhado, no qual o alojamento do site é dividido entre diversos contratantes.

Isso pode impactar o desempenho do servidor e limitar o funcionamento dos sistemas ou os acessos aos sites em certos momentos.

Veja agora 5 vantagens de utilizar os servidores dedicados.

1 – Maior velocidade de carregamento

Cada vez mais aumenta o tempo em que estamos conectados. E isso aumenta a exigência para que os sites carreguem as suas funcionalidades de forma rápida.

Ninguém espera uma página carregar, já que a internet está repleta de outras opções e distrações… Sendo muitas delas de concorrentes.

Portanto, se uma empresa quer que o seu site tenha destaque deve investir num servidor dedicado.

Dessa forma não irá compartilhar espaço com mais ninguém, o que aumenta a velocidade de carregamento e evita que o site dê erro… Problema comum em casos com carga alta de dados armazenados.

2 – Personalização de configurações

É comum que os servidores compartilhados apresentem alguma limitação no desenvolvimento de aplicações. Isso porque podem ter restrições a plugins, módulos ou scripts em páginas de sites, blogs ou em sistemas corporativos.

Porém nos servidores dedicados, esse tipo de situação não ocorre, pois existe uma grande flexibilidade de configuração no servidor

Isso possibilita a realização de todos os ajustes necessários para que os sistemas se adequem às suas necessidades.

3 – Segurança

A exclusividade proporcionada pelo servidor irá garantir maior segurança em relação aos dados e às informações da empresa e dos seus clientes.

Além disso, data centers possuem processos e mecanismos que garantem a segurança das informações, como geradores de energia, salas refrigeradas, entre outras medidas que garantem maior disponibilidade.

4 – Autonomia

A equipa de TI acaba por ter maior autonomia para programar e monitorizar o sistema.

Assim o gestor terá maior facilidade em realizar o controlo de banco de dados, acessos e personalização do painel administrativo.

5 – Melhoria em SEO

Quem possui servidores dedicados conta com IP’s exclusivos para alojamento de um site ou sistema.

Isso garante que o endereço IP não seja dividido com outras páginas que possam distribuir spam, malware, entre outros problemas que possam afetar os resultados de um site nos resultados de busca.

Essa vantagem reflete-se num considerável ganho no ranking dos motores de busca. Ou seja, melhoria em SEO – Search Engine Optimization.

Vale a pena considerar a utilização de servidores dedicados, já que atualmente estão muito mais acessíveis. Além disso as suas vantagens certamente fazem toda a diferença ao otimizar aspectos essenciais do site ou página de um negócio.

Etiquetas:, , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.