fbpx
 

O que é um servidor cloud e quem o deve adquirir?

O que é um servidor cloud e quem o deve adquirir?

Se está atento às diversas inovações no mundo da tecnologia, certamente já ouviu falar de Cloud Computing, solução cloud e servidor cloud.

Estes termos referem-se à computação na nuvem, que utiliza dados de memória e armazenamento de computadores e servidores totalmente conectados. Muitas vezes é também chamado de computação em grade.

Dentro do Cloud Computing existe o servidor cloud que é a ferramenta responsável pelo armazenamento e processamento de informações e de aplicações.

É sobre estes servidores que falaremos no artigo a seguir. Como funcionam, quais as suas vantagens, e quem deve adotar este sistema.

Servidor Cloud – Tudo o que você precisa saber

A hospedagem na nuvem tem vindo a consolidar-se cada vez mais como um método vantajoso. Isso porque permite que as empresas possam montar uma infraestrutura de qualidade, mesmo sem grandes investimentos na área de TI.

Ao invés de investir numa infraestrutura de custo elevado, utiliza-se o servidor na nuvem como locador dessa mesma estrutura. Este disponibiliza todos os serviços necessários, além de ser responsável pela manutenção e atualização do sistema.

1 – Como funciona

O servidor cloud atua como um local que armazena diversos hardwares, memórias, dados e aplicações. Este ambiente opera de maneira coordenada para distribuir toda essa estrutura a diversos utilizadores que o alugam.

Essa distribuição dá-se através da cloud. Assim, a empresa que usa o serviço irá pagar somente pelo que usar. Isso faz com que haja uma poupança já que não há necessidade de investimento numa estrutura maior.

Num cloud server é possível criar e hospedar diversos dados e aplicações, desde um sistema empresarial, até jogos ou sites.

Para facilitar a visualização deste sistema, basta imaginar que num servidor cloud há vários computadores que pertencem a empresas e utilizadores diferentes. Estes dividem custos em relação à computação e armazenamento contratados.

Sobre o Servidor Cloud e Servidor Cloud Gerido

Em relação ao serviço prestado este pode ser dividido entre servidor cloud e servidor cloud gerido.

Em relação ao primeiro, o servidor irá disponibilizar uma estrutura na nuvem, a qual irá suportar as aplicações, sites, e tudo o mais que deseje armazenar. Neste caso o espaço e desempenho são personalizados pelo utilizador.

Assim, o mesmo torna-se responsável pelo controlo do sistema operacional, monitorização, backup e configurações. O único trabalho do servidor é garantir que o serviço esteja sempre disponível.

Essa forma de servidor cloud é mais indicada para empresas que tenham algum suporte de TI. Isso porque exige conhecimento técnico para a gestão do sistema.

Já no servidor cloud gerido toda a monitorização, backup e suporte é administrado pela empresa de hospedagem.

Ao utilizador caberá apenas solicitar ao servidor as configurações e aplicações que precisa que sejam instaladas ou configuradas.

Essa opção acaba por proporcionar maior praticidade ao empresário, que poderá manter o foco nos negócios sem ter de se preocupar com a gestão de sistemas.

Quais as vantagens e quem deve adquirir o servidor cloud?

Contratar um servidor é, sem dúvida, muito vantajoso para empresas. Pois com este serviço é possível reduzir custos com infraestrutura de TI.

Além disso, contar com este servidor garante mais espaço e segurança para os dados e aumento na produtividade. Isso porque o armazenamento em nuvem pode ser acedido em qualquer lugar e a qualquer hora.

Assim, quem está a empreender e com altas projeções de crescimento ou tem a intenção de virtualizar a infraestrutura da empresa, deve considerar a contratação deste tipo de servidor.

Dessa forma poderá usufruir de todos os benefícios que este modelo pode proporcionar para os negócio. Se tiver alguma dúvida, fale connosco. Temos todo o gosto em ajudar.

Etiquetas:, , , , , , , ,

1 thought on “O que é um servidor cloud e quem o deve adquirir?

Leave a Reply

Your email address will not be published.