Durante a pandemia presenciamos um aumento significativo no comércio online. Além do volume de compras, a quantidade de lojas online também cresceu.
Neste sentido, os empresários do comércio digital devem ter a consciência de que os consumidores estão mais exigentes, quando o assunto é segurança nas compras.
O que é natural, pois já sabemos dos riscos e armadilhas escondidas na internet.
Por isso, no artigo de hoje vamos ajudá-lo a transmitir confiança ao seu público. Continue a leitura e conheça os fatores de segurança que a sua loja online deve ter.
5 fatores de segurança para o comércio online transmitir confiança ao público
O setor de comércio eletrónico é um dos alvos mais lucrativos para os hackers.
Por isso, é fundamental conhecer os riscos. Assim, poderá tomar as medidas certas para proteger a sua loja virtual e transmitir segurança nas vendas online.
Como dono da empresa, tem a responsabilidade de garantir que os dados dos clientes são tratados com segurança.
Isto significa proteger o seu website contra ataques virtuais e roubo de dados confidenciais do cliente.
Lembre-se que os consumidores querem-se relacionar com uma empresa na qual podem confiar.
Portanto, dependendo de como trata a segurança do seu negócio, pode ter um aumento ou queda no número de vendas.
E não se trata apenas dos clientes, mas também de todo o funcionamento do website. Imagine o transtorno e prejuízos ao ter a sua loja online invadida?
Para evitar este tipo de problemas e manter o seu negócio virtual sempre seguro, fique atento às dicas.
1 – Escolha uma plataforma de comércio eletrónico segura
O primeiro passo para construir uma loja online segura é usar uma plataforma que proporcione segurança.
Certifique-se de que ela tenha medidas de segurança abrangentes. É importante, também, que esteja a utilizar a versão mais recente do software.
Sempre que houver uma nova atualização disponível, instale-a imediatamente. Caso tenha dificuldades na hora da escolha, consulte um especialista.
2 – Implementar Certificados SSL
O certificado SSL é o padrão para proteger transações online.
É ele que autentica a identidade dos utilizadores e criptografa os dados na loja.
Assim, o certificado é essencial para estabelecer uma conexão segura entre os sistemas do utilizador final e o seu site de comércio eletrónico.
Inclusive, uma boa parte dos consumidores já conhece a importância do SSL e sabe como identificar a sua presença num website.
O ícone de cadeado e o “HTTPS” na barra de endereço indicam de imediato se a página é ou não segura.
3 – Considere a autenticação de dois fatores
Ter as credenciais dos utilizadores roubadas ou comprometidas, é uma das causas mais comuns de violação de segurança na internet.
Existem várias formas de ‘phishing’ para obter estas credenciais e prejudicar o consumidor e a loja online.
Por isso é importante considerar um mecanismo de autenticação de dois fatores. Desta forma, estará mais perto de proteger o seu comércio e os seus clientes das tentativas de hacking.
4 – Use uma rede virtual privada
Ao lidar com dados de clientes e transações financeiras em particular, precisa de ser extremamente cuidadoso ao utilizar redes públicas.
Os dados transferidos nestas redes são vulneráveis à interceção por usuários mal-intencionados. Um serviço VPN é útil especialmente nesta situação.
A VPN fornece uma conexão criptografada com um servidor externo seguro, o que evita que terceiros possam aceder às informações.
5 – Eduque os seus clientes e funcionários
É muito importante criar uma política de segurança virtual, caso tenha funcionários a trabalhar no seu comércio online.
Oriente-os a cumprirem estritamente os protocolos e as políticas de segurança. Estes protocolos são obrigatórios para proteger a empresa de possíveis consequências legais.
É também válido informar os clientes das medidas de segurança para manter as informações financeiras seguras.
A segurança é primordial, especialmente quando o comércio online toma grandes proporções.