Escolher o domínio do site é um dos pontos estratégicos mais importantes de uma empresa que está a entrar no mercado. Apesar de parecer algo simples, registar um domínio de forma errada pode prejudicar as suas aspirações.
Sabia que escolher o domínio errado tem o poder de influenciar de forma negativa o seu posicionamento no Google? Além disso, impacta o volume de tráfego e, consequentemente, as suas vendas.
As próximas linhas têm 5 cuidados essenciais que deve ter ao fazer este registo. Conheça as nossas estratégias e não cometa erros que podem afetar o desempenho do seu site.
Registar um domínio: 5 cuidados essenciais a ter
Antes de mais, é importante explicar o que é o domínio.
Em termos simples, o domínio é a “morada” da sua empresa online. Esta é composta pela marca ou nome da empresa que deseja promover.
Por exemplo, o seu domínio ficaria – nomedasuaempresa.com. Cada morada é única e, por isso, é extremamente importante a sua escolha.
Agora que já sabe o que é um domínio, saiba 5 cuidados que deve ter ao registá-lo.
1 – Seja claro e objetivo
O domínio deve ser um caminho rápido, simples e fácil de lembrar. Por isso, escolha algo curto e claro.
Quando os domínios são demasiado longos, são mais difíceis de memorizar. Por isso, as pessoas acabam por se esquecer deles. Qual é o problema disto? Não conseguem aceder ao seu site!
Sendo assim, tenha cuidado ao escolher o nome com que vai registar o seu domínio.
2 – Cuidado com a junção de palavras
Se utilizar duas palavras, pense na forma como vão ficar quando escritas juntas. Por exemplo, no domínio www.floressantos.com é possível que o consumidor fique confuso com a letra “s”.
Além disso, esse tipo de domínio, pode levar a constantes esclarecimentos sobre o nome correto do seu site. E, com o tempo, isso pode tornar-se cansativo.
Na dúvida, é melhor estar atento à junção das palavras antes de registar um domínio.
3 – Renovação do domínio
Não se esqueça que deverá renovar o seu domínio anualmente. Caso contrário estará a correr o risco de perder a sua propriedade.
Não havendo uma renovação, é possível que o domínio seja comprado por outra pessoa.
Se o seu domínio for internacional o processo de solicitação de recuperação pode ser mais caro do que imagina. Portanto, não arrisque e faça a renovação do mesmo atempadamente.
4 – Cuidado com domínios já registados
Se está a construir uma marca e não consegue registar o domínio, fique atento, pois o nome pode estar em utilização.
Mesmo que escreva o endereço no navegador ou no Google e não apareça nada, é possível que esteja registado.
Por isso, é importante fazer uma pesquisa minuciosa para saber o que pode, ou não, usar como endereço de URL. Não ignore esta etapa ao registar um domínio.
5 – Utilize extensões
Pode ser desanimador quando a sua marca já tem um domínio registado.
Mas existem alternativas interessantes para resolver essa questão, que são as extensões. Estas extensões, podem ser disponibilizadas por algumas empresas de alojamento.
Estas oferecem opções de domínio específicos e alternativos e, têm a capacidade de proporcionar uma nova gama de endereços novos para que possa fazer o seu registo.
Por fim, registar um domínio é muito importante para qualquer empresa que deseja transmitir credibilidade e profissionalismo aos seus clientes.
Não deixe de registar o seu e construa uma imagem mais sólida da sua marca e do seu negócio.
Deixamos-lhe uma última dica. Antes de comprar o domínio, veja se a marca que quer utilizar não foi registada antes, e se os usernames nas redes sociais que quer utilizar não estão já ocupados.
Mas isso é importante? Claro que sim! Imagine que regista um domínio, regista uma marca e depois não consegue utilizar o mesmo nome nas redes sociais porque alguém já os registou.
Isso vai fazer com que tenha de colocar diferentes no Facebook, Instagram, TikTok ou LinkedIn. E, tudo isso, pode deixar os utilizadores confusos. Então lembre-se: uma pessoa confusa, não compra!