fbpx
 

5 cuidados a ter ao registar um domínio

5 cuidados a ter ao registar um domínio

Escolher o domínio do seu site é um dos pontos estratégicos mais importantes de uma empresa que está a entrar no mercado. Apesar de parecer algo simples, registar um domínio erradamente pode prejudicar o seu posicionamento no Google, o volume de tráfego no seu site e, consequentemente, as suas vendas.

Para não cometer erros que possam afetar o desempenho do seu site, elaboramos este artigo com 5 cuidados a ter ao registar um domínio. Conheça-os.

Registar um domínio: 5 cuidados essenciais a ter

É interessante começar este artigo a explicar o que é o domínio. Em termos simples, o domínio é o endereço de um site, que geralmente é composto pela marca ou nome da empresa que o deseja promover.

Para esclarecer melhor, o domínio da sua marca ficaria da seguinte forma: nomedasuamarca.com

Ou seja, o domínio é a morada da sua empresa online. E cada morada é única. Por isso, é tão importante a sua escolha.

Agora que já sabe o que é um domínio, conheça 5 cuidados que deve ter ao registar o seu.

1 – Seja claro e objetivo

O domínio deve ser um caminho rápido e simples de lembrar. E, por isso, precisa garantir que vai escolher algo curto e claro.

Domínios demasiado longos caem no esquecimento do público e fazem com que os consumidores não cheguem até ao seu website. Portanto tenha bastante cuidado na escolha do nome do seu domínio.

2 – Cuidado com a junção de palavras

Se for usar duas palavras, pense em como elas vão ficar quando digitadas juntas. Por exemplo, no domínio www.floressantos.com é possível que o consumidor tenha uma confusão momentânea com a letra “s”.

Além disso, esse tipo de domínio também pode fazer com que tenha que deixar claro qual é o nome correto do seu site. E, isso pode-se tornar cansativo com o tempo.

Na dúvida, é melhor prestar atenção à junção das palavras antes de registar o domínio.

3 – Renovação do domínio

Não se esqueça que deverá renovar o seu domínio anualmente, caso contrário estará a correr o risco de perder a sua propriedade.

Isso porque é possível que o domínio seja posteriormente registado por outra pessoa.

Se o seu domínio for internacional o processo de solicitação de recuperação pode ser mais caro do que imagina. Portanto, não dê asas a que isso aconteça e faça a renovação do mesmo atempadamente.

4 – Cuidado com domínios já registados

Se está a construir uma marca e não consegue registar o domínio, é melhor ficar atento, pois isso pode significar que o nome já está registado.

Mesmo que digite o endereço no navegador ou no Google e não apareça nada, pode haver a probabilidade de outra pessoa estar a construir uma marca com o mesmo nome.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa minuciosa para saber o que pode ou não pode usar como endereço de URL.

5 – Utilize extensões

Pode ser desanimador enfrentar um problema como o descrito acima, ou seja, quando a sua marca já tem um domínio registado. Mas existem alternativas bastante interessantes para resolver essa questão, que são as extensões.

As extensões podem ser disponibilizadas por algumas empresas de alojamento. Estas oferecem opções de domínio específicos e alternativos que proporcionam uma nova gama de endereços inéditos para que possa fazer o seu registo.

Registar um domínio é muito importante para qualquer empresa que deseja transmitir credibilidade e profissionalismo aos seus clientes. Não deixe de registar o seu e construa uma imagem mais sólida da sua marca e do seu negócio.

Etiquetas:, , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.