Vivemos em plena era digital e a informatização de processos já faz parte da rotina de pessoas e empresas para a gestão de negócios.
Contudo, ainda encontramos alguns empreendedores resistentes às novas tecnologias. O resultado disso é que acabam por ficar cada vez mais desfasados num mercado altamente competitivo.
Se ainda não modernizou a gestão da sua empresa, continue a ler o artigo e saiba os prejuízos que pode vir a ter.
Gestão de negócios: Porque é fundamental aderir à informatização?
Atualmente, um empresário pode optar por dois caminhos: informatizar ou ficar para trás.
Isso porque a grande maioria dos negócios já utiliza a tecnologia para otimizar os processos e obter resultados mais satisfatórios. Quem não moderniza perde muito em relação à concorrência.
Trazer a gestão de negócios para a era digital permite ter uma visão sistémica de todos os processos que envolvem a empresa.
Assim, encontrar e solucionar problemas, traçar planos e metas, e fazer previsões futuras torna-se muito mais eficaz.
Se ainda resiste à implementação de novas tecnologias na sua empresa, saiba a partir de agora os prejuízos que tal decisão pode causar.
1 – Perder clientes e espaço no mercado
Quem usa a tecnologia na gestão de uma empresa, tem a seu favor ferramentas que permitem estar sempre atualizado. Além disso, é capaz de oferecer diversos benefícios diretos e indiretos aos clientes.
Em relação aos benefícios diretos, podemos citar a otimização dos processos internos, que resulta na redução de preços e prazos de entrega menores.
Assim, a tecnologia facilita a vida do empresário e do cliente agregando valor aos produtos e serviços, conseguindo assim fazer face à concorrência.
2 – As vendas não aumentam
Sem tecnologia em marketing e vendas qualquer empresa fica parada no tempo, dificultando a comunicação e implementação de melhorias.
Além disso, sabemos muito bem como o processo de vendas mudou drasticamente nas últimas décadas.
A jornada de compra tornou-se muito mais dinâmica e o perfil dos consumidores ainda mais exigente.
Assim, o processo de informatização auxilia a estabelecer uma comunicação eficaz, transparência nas transações, agilidade no processo de compra…
Atualmente, somente a tecnologia é capaz de oferecer recursos para atender ou superar as expectativas de qualquer público-alvo.
3 – Prejuízos financeiros
Comunicação e produtividade são dois fatores fundamentais para qualquer empresa que quer prosperar hoje em dia.
Para que isso seja possível na gestão de negócios, a tecnologia é fundamental. Caso contrário, tanto funcionários quanto o próprio empresário ficarão desmotivados ao não verem resultados.
O recurso humano é um ativo muito caro e valioso. Quanto mais qualidade de produção as pessoas tiverem com o apoio da tecnologia, mais irão produzir.
Neste sentido, proporcionar as ferramentas necessárias para a produtividade dos colaboradores da empresa é um investimento que certamente trará retornos positivos.
4 – Manutenção das informações com maior segurança
Os prejuízos resultantes da perda ou do roubo de informações confidenciais podem chegar a níveis extremos.
São muitos os exemplos de empresas que tiveram dados de clientes vazados e, com isso, perderam muito valor da sua imagem perante o público.
Os negócios que ainda mantém arquivos físicos para armazenar documentos correm altos riscos de perder informações essenciais.
A tecnologia direcionada para a segurança da informação evolui a cada dia, garantindo assim uma proteção mais robusta e eficaz para as empresas.
Por tudo isso, a tomada de decisão dos rumos da empresa torna-se mais precisa à medida em que são implementadas novas tecnologias.
Automatizar processos que consomem muitos recursos é uma das vantagens mais evidentes quando se adota a informatização na gestão de negócios.