Gestão de negócios: Os principais problemas das empresas que ignoram a tecnologia

Vivemos em plena era digital e a informatização de processos já faz parte da rotina de pessoas e empresas para a gestão de negócios.

Contudo, ainda encontramos alguns empreendedores resistentes às novas tecnologias. O resultado disso é que acabam por ficar cada vez mais desfasados num mercado altamente competitivo.

Se ainda não modernizou a gestão da sua empresa, continue a ler o artigo e saiba os prejuízos que pode vir a ter.

Gestão de negócios: Porque é fundamental aderir à informatização?

Atualmente, um empresário pode optar por dois caminhos: informatizar ou ficar para trás.

Isso porque a grande maioria dos negócios já utiliza a tecnologia para otimizar os processos e obter resultados mais satisfatórios. Quem não moderniza perde muito em relação à concorrência.

Trazer a gestão de negócios para a era digital permite ter uma visão sistémica de todos os processos que envolvem a empresa.

Assim, encontrar e solucionar problemas, traçar planos e metas, e fazer previsões futuras torna-se muito mais eficaz.

Se ainda resiste à implementação de novas tecnologias na sua empresa, saiba a partir de agora os prejuízos que tal decisão pode causar.

1 – Perder clientes e espaço no mercado

Quem usa a tecnologia na gestão de uma empresa, tem a seu favor ferramentas que permitem estar sempre atualizado. Além disso, é capaz de oferecer diversos benefícios diretos e indiretos aos clientes.

Em relação aos benefícios diretos, podemos citar a otimização dos processos internos, que resulta na redução de preços e prazos de entrega menores.

Assim, a tecnologia facilita a vida do empresário e do cliente agregando valor aos produtos e serviços, conseguindo assim fazer face à concorrência.

2 – As vendas não aumentam

Sem tecnologia em marketing e vendas qualquer empresa fica parada no tempo, dificultando a comunicação e implementação de melhorias.

Além disso, sabemos muito bem como o processo de vendas mudou drasticamente nas últimas décadas.

A jornada de compra tornou-se muito mais dinâmica e o perfil dos consumidores ainda mais exigente.

Assim, o processo de informatização auxilia a estabelecer uma comunicação eficaz, transparência nas transações, agilidade no processo de compra…

Atualmente, somente a tecnologia é capaz de oferecer recursos para atender ou superar as expectativas de qualquer público-alvo.

3 – Prejuízos financeiros  

Comunicação e produtividade são dois fatores fundamentais para qualquer empresa que quer prosperar hoje em dia.

Para que isso seja possível na gestão de negócios, a tecnologia é fundamental. Caso contrário, tanto funcionários quanto o próprio empresário ficarão desmotivados ao não verem resultados.

O recurso humano é um ativo muito caro e valioso. Quanto mais qualidade de produção as pessoas tiverem com o apoio da tecnologia, mais irão produzir.

Neste sentido, proporcionar as ferramentas necessárias para a produtividade dos colaboradores da empresa é um investimento que certamente trará retornos positivos.

4 – Manutenção das informações com maior segurança

Os prejuízos resultantes da perda ou do roubo de informações confidenciais podem chegar a níveis extremos.

São muitos os exemplos de empresas que tiveram dados de clientes vazados e, com isso, perderam muito valor da sua imagem perante o público.

Os negócios que ainda mantém arquivos físicos para armazenar documentos correm altos riscos de perder informações essenciais.

A tecnologia direcionada para a segurança da informação evolui a cada dia, garantindo assim uma proteção mais robusta e eficaz para as empresas.

Por tudo isso, a tomada de decisão dos rumos da empresa torna-se mais precisa à medida em que são implementadas novas tecnologias.

Automatizar processos que consomem muitos recursos é uma das vantagens mais evidentes quando se adota a informatização na gestão de negócios.

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