O impacto que o SEO pode ter

As técnicas de SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de pesquisa, são muito importantes para uma estratégia de marketing digital.

Contudo, ainda há muitos empreendedores que não conhecem estas técnicas, ou que simplesmente as desvalorizam dentro do seu plano de marketing.

Se este é o seu caso, saiba que está a perder uma excelente oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Para que compreenda os impactos positivos do SEO na sua empresa, continue a ler o artigo.

SEO: O que é e porque deve aplicá-lo no seu website

O SEO consiste num conjunto de técnicas para que um site ou página se tornem reconhecidos, indexados e posicionados por mecanismos como o Google e o Bing, por exemplo.

Quando estas técnicas são bem trabalhadas, o posicionamento de um site num determinado resultado de procura tende a ser muito melhor.

Assim, o tráfego orgânico consequentemente irá aumentar, e dar mais visibilidade a uma marca ou melhorar as vendas.

Apesar de ser um ponto crucial em qualquer estratégia de marketing digital, muitos ainda não lhe dão a devida importância.

Para compreender mais sobre como o SEO pode impactar positivamente o seu negócio, conheça de seguida os seus principais benefícios.

1 – Mais tráfego para o site

Quem trabalha a nível comercial, sabe que dentro das etapas do famoso funil de vendas, a primeira, atenção, tem um excelente apoio no tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é ampliado quando as estratégias de SEO são aplicadas de forma correta. Pois isto resulta num melhor posicionamento dos conteúdos.

Quanto melhor posicionado o seu site estiver, mais cliques ele vai receber, e por consequência, mais tráfego.

Assim, o SEO serve não só para aprimorar o marketing, mas também como uma estratégia para aumentar as vendas.

2 – Ser visto como autoridade

Há dois tipos de resultados nos mecanismos de pesquisa, o orgânico e o pago.

Quando uma empresa aparece nas primeiras posições entre os resultados orgânicos, o conteúdo partilhado é visto com mais credibilidade do que os pagos.

Se a sua empresa consegue atingir um bom posicionamento nos resultados orgânicos, o usuário passará a considerar o seu site como fonte de informação confiável.

Com isto, passa a tornar-se uma autoridade no seu nicho de atuação, atraindo cada vez mais interessados.

3 – Suporte na jornada de compra

A jornada de compra consiste no caminho percorrido pelo consumidor, desde que descobre um problema até a tomada de decisão.

Quando um utilizador realiza uma pesquisa na internet, é comum que esteja à procura de uma solução para um problema.

A depender do conteúdo que ele encontra nesta jornada, pode decidir por efetivar, ou não, um negócio.

Se partilha conteúdo relevante no seu website, terá grandes possibilidades de converter um lead em cliente.

Aqui, as estratégias de SEO são trabalhadas em conjunto com o marketing de conteúdo.

4 – Retorno contínuo e a longo prazo

Trabalhar e aprimorar as técnicas de SEO irá manter o retorno do investimento durante muito tempo.

Ao contrário das estratégias de Ads, ou seja, anúncios pagos, os resultados não são interrompidos quando o mesmo é pausado.

E esta é uma das grandes vantagens de investir em tráfego orgânico. Uma vez que a empresa continua a receber o retorno, mesmo após o fim do investimento direto na ação.

Mas, é importante ressalvar que as estratégias devem ser sempre atualizadas.

Afinal, os fatores que levam a um bom posicionamento estão constantemente a ser atualizados.

Portanto, hoje em dia não basta focar somente em Keywords, por exemplo.

É preciso trabalhar aspetos que proporcionam uma boa experiência ao utilizador, como a responsividade e velocidade do site.

Aqui na Webtech, podemos ajudá-lo a otimizar o seu website e, assim, a melhorar os seus resultados de SEO.

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