O que é o cloud desktop e porque é vantajoso para as empresas?

Com as recentes tecnologias, a virtualização de sistemas torna-se cada vez mais comum. Neste cenário, podemos destacar o cloud desktop, uma inovação que tem ganho espaço dentro das empresas.

Esta tecnologia consiste, basicamente, na disponibilização do desktop, com softwares, infraestrutura, backup e plataformas, de maneira remota.

Mais à frente, vamos explicar detalhadamente o que é este serviço e porque traz inúmeros benefícios às empresas.

Cloud desktop: O que é e quais benefícios pode proporcionar às empresas

O cloud desktop é uma ferramenta que surgiu nos últimos anos, especialmente para suprir a necessidade de maximizar a conectividade e mobilidade dos fluxos comerciais.

Esta solução permite o acesso remoto de aplicações ou documentos da empresa. Isto facilita o desempenho das atividades operacionais e eficiência da equipa.

Com a crise criada pela pandemia, este serviço ganhou ainda mais destaque no universo corporativo. Uma vez que as organizações precisaram de se adaptar ao meio digital para conseguirem manter-se em pleno funcionamento.

Empresas que implementaram o cloud desktop não precisam de ter uma rede ou sistemas de armazenamento local. Isto porque estas funções podem ser executadas na nuvem.

Dito isto, conheça agora as principais vantagens desta ferramenta para as empresas.

1 – Redução de custos

Uma empresa que adota este sistema pode reduzir os custos consideravelmente.  Isto porque a ferramenta permite minimizar problemas operacionais que criam desperdícios de materiais e insumos, prejudicando a produtividade.

Além disso, poderá poupar com as licenças de software, especialmente para utilizadores que trabalham em vários dispositivos. Basta ter um utilizador e uma password e será possível o acesso a partir de qualquer lugar do planeta.

2 – Melhoria da eficiência operacional

Com os processos executados no cloud desktop, a empresa ganha eficiência operacional devido à redução do risco de informações duplicadas, ou incompatibilidade de dados.

Outro aspeto relevante é que, com o acesso à nuvem, as equipas de todos os setores podem atuar em home office, sem comprometer a eficiência e segurança dos processos.

3 – Mais segurança

A segurança é primordial no ambiente corporativo, pois os ciberataques podem trazer um enorme prejuízo financeiro e também à reputação da empresa.

A adoção deste serviço significa concentrar as operações num ambiente online altamente protegido.

O backup e a recuperação de desastres, por exemplo, evitam o roubo das informações e vulnerabilidade dos dados de clientes. Assim, proporciona mais proteção e tranquilidade ao empresário.

4 – Mobilidade

As exigências no mundo dos negócios evoluíram e com isso o local de trabalho moderno transformou a vida das pessoas.

O modelo tradicional, com colaboradores a trabalhar no escritório em dispositivos corporativos ou computadores domésticos tradicionais, sofreu uma mudança drástica.

Assim, com uma força de trabalho cada vez mais diversificada é preciso possibilitar o acesso aos dados em qualquer lugar, com diversos dispositivos de forma simplificada.

A virtualização de desktops e aplicações ajuda a tratar destas questões. Além de fornecer um serviço com segurança aos utilizadores em qualquer lugar.

5 – Escalabilidade do negócio

Com o modelo de cloud desktop, a empresa paga apenas pelo que usa, o que permite maior escalabilidade do negócio. Basicamente, terá flexibilidade para adicionar ou excluir estações de trabalho rapidamente, conforme a necessidade.

6 – Usufruir de uma plataforma de qualidade

Com um serviço de qualidade conta com uma excelente equipa de profissionais capazes de gerir e manter a plataforma.

Permitem uma segurança constante e atualização do sistema, o que garante um ótimo desempenho para a sua empresa.

Percebe por que deve apostar neste modelo de sistemas para modernizar a sua empresa? Aposte na inovação para o seu negócio com a implementação do cloud desktop!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.