Qual a importância da manutenção web no seu negócio?

De certeza que já sabe a importância de ter um site para alavancar o seu negócio. Contudo, não basta mantê-lo no ar, é preciso garantir a manutenção web e acompanhar as evoluções tecnológicas e de softwares.

Ao ter um site é sempre importante atualizá-lo com as inovações digitais. E tenha atenção, este pequeno pormenor vai impactar diretamente o desempenho do seu projeto.

Quer saber como? Então continue a ler o artigo e conheça a importância da manutenção para garantir que evita problemas!

Manutenção web: 5 razões pelas quais este serviço deve ser uma prioridade

A maior parte das empresas já sabe da importância da internet para se manterem competitivas no mercado. Contudo, o universo digital é muito dinâmico, e novidades e inovações aparecem quase diariamente.

Por isso, apenas a criação de um ambiente virtual não garante resultados. Além de mantê-lo ativo, é preciso investir em atualizações tanto da plataforma de alojamento como do conteúdo produzido e partilhado.

Realizar a manutenção preventiva do website vai garantir que os utilizadores continuem a ter uma experiência positiva. Além de evitar possíveis transtornos relacionados com a segurança, nomeadamente invasões de hackers.

A seguir listamos mais 5 razões pelas quais deve investir na manutenção web.

1 – Vai melhorar as vendas

Um site pode ficar ultrapassado muito rapidamente. Por isso é importante estar a par das novidades e atualizações. Assim, a sua página continuará a proporcionar uma boa experiência aos visitantes.

E um cliente satisfeito é sinónimo de lucro para qualquer negócio. Por isso, tenha sempre atenção à manutenção do layout e ferramentas que contribuem para uma boa navegação, evitando erros e lentidão que possam afastar o consumidor.

2 – Mais segurança

Assim como as inovações em segurança digital surgem todos os dias, os hackers também descobrem novos meios de invadir sistemas e redes. Estes ataques podem causar prejuízos incontáveis para utilizadores particulares e empresas.

Sistemas e plataformas desatualizadas são alvos fáceis para este tipo de ataque. Portanto, o cuidado com as atualizações é o primeiro passo para garantir a segurança das informações da empresa e dos utilizadores.

3 – Melhoria do SEO

A internet é um ambiente extremamente competitivo para empresas de todos os nichos. Para conseguir destacar-se no meio da concorrência é preciso ter visibilidade. Isto é possível através das ferramentas SEO.

O SEO é o que vai impulsionar um site para o topo das pesquisas, melhorar o ranking e fazer com que os clientes o encontrem rapidamente.

Este é um dos aspetos trabalhados em manutenção web, garantindo um site competitivo e que recebe mais visitas. Estes fatores, consequentemente, aumentam as hipóteses de sucesso nas vendas.

4 – Backup do site

Também é fundamental a realização periódica de backups. Esta prática pode ser realizada tanto manualmente como de forma automatizada.

O backup garante que todos os dados contidos no site, como imagens, páginas, textos ou vídeos, estejam armazenados num local seguro. Assim, evita que tudo seja perdido no caso de ocorrer um desastre natural ou um ataque de malware.

5 – Manter o site responsivo e acessível nos dispositivos

Um site que não funciona de forma adequada é um grande problema para a marca e imagem. Isto porque afeta profundamente a opinião que os clientes têm da empresa.

A maior parte dos utilizadores, cerca de 80%, acedem à internet através de dispositivos móveis. Neste sentido, a manutenção web dá ao seu negócio visibilidade online que suportará novas mudanças no mundo virtual.

Uma das atribuições dos serviços de manutenção é verificar periodicamente se o website está a funcionar corretamente em dispositivos móveis. Ou seja, se o site está 100% responsivo e adequado a diferentes tamanhos de ecrãs.

Percebe como tudo o que referimos pode ter impacto no seu negócio? Cabe a si decidir o impacto que o website pode ter, principalmente ao priorizar a manutenção web!