XaaS: Tudo o que precisa de saber sobre este modelo de negócio digital

Já alguma vez ouviu falar em XaaS? Este modelo de negócio digital com um nome algo difícil é uma das tendências tecnológicas de 2022.

Com a intensa transformação digital, as formas de consumo estão constantemente em mudança, migrando cada vez mais para o digital.

Com isso, podemos afirmar que estamos a presenciar uma popularização do termo “as a service”, nos mais variados serviços ligados à tecnologia da informação.

A manutenção e gestão de uma infraestrutura física está entre uma das maiores despesas que uma empresa pode encarar.

Contudo, a necessidade de alugar grandes espaços e armazenar fisicamente os bens da empresa já não é a única alternativa.

Isto resultou no aparecimento do conceito de XaaS.

Mas afinal, o que significa o conceito XaaS?

O termo XaaS revela o conceito de “Everything as a Service”.

Sabemos que a letra “x” é muito utilizada, principalmente na linguagem matemática, para se referir a um valor desconhecido ou que pode ser representado por mais do que uma opção.

Assim, a ideia do termo XaaS vem exatamente daí. Trata-se de uma forma abrangente de se referir a qualquer coisa que seja oferecida “as a service”, ou, em português, como um serviço.

Podemos dizer então que o XaaS é um modelo de negócio que conta com uma grande gama de possibilidades, sendo uma evolução de termos mais conhecidos como o próprio SaaS — Software as a Service.

A diferença é que o XaaS não se limita a apenas um serviço único, podendo englobar uma série de possibilidades, “levando para a nuvem” o que antes era realizado de forma física, dentro do ambiente das empresas.

Modelo de negócio digital: Qual a importância do XaaS para o novo universo empreendedor?

O principal objetivo das ofertas XaaS é aumentar o valor para o cliente.

Desta forma, pretende-se converter consumidores ocasionais em assinantes do serviço, que recebem benefícios contínuos do produto.

Com o enorme sucesso dos mais variados negócios baseados no modelo de assinatura, cada vez mais empresas estão a entrar em ação para alavancar este modelo de negócio digital.

Ou seja, combinando produtos e serviços numa única oferta que será disponibilizada na cloud.

Quais são os benefícios do XaaS?

Na prática, o XaaS reduz os gastos nas empresas, principalmente com investimentos em IT.

Sendo assim, listamos 3 benefícios deste modelo de negócio digital para a sua empresa. Fique a par!

Aumento da produtividade

Como o XaaS utiliza a computação em nuvem, não é necessário sofrer com hardwares ou instalações.

Isto diminui a burocracia dos processos e, consequentemente, economiza o tempo da equipa, que pode dedicar-se a outras atividades mais produtivas.

Modernização e inovação

Implementar este modelo de negócio digital na sua empresa contribui para modernizar processos e acompanhar o fluxo de inovação do mercado.

Com isso, a sua empresa tem uma grande vantagem competitiva no mercado, já que pode oferecer experiências mais fluídas e significativas para os seus clientes.

Mais segurança

O XaaS trabalha com um alto volume de dados e, por isso, as empresas podem ficar na dúvida sobre a proteção das informações.

O que acontece é que esta tecnologia funciona com criptografia de ponta, assim como com as melhores práticas de segurança de dados, evitando fraudes e roubos de informação.

Já conhecia o modelo de negócio digital XaaS? Esta nova tecnologia tem o potencial de transformar a sua empresa!

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.