4 formas de aumentar a proteção de dados da sua empresa

A proteção de dados é vital para qualquer negócio!

Nos dias de hoje já se tornou comum ver diversas notícias sobre falhas de segurança nas empresas, que acabam por ser vítimas de ataques informáticos, perdendo assim parte dos seus dados.

Estes ataques refletem a vulnerabilidade dos sistemas, assim como a falta de estratégias robustas de segurança, em negócios de todas as dimensões.

Afinal, os seus dados comerciais, registos financeiros, bem como as informações de funcionários e clientes precisam de proteção. Quando são comprometidos, a empresa pode sofrer sérios danos, desde a sua reputação até à responsabilidade legal.

Muitas vezes, o roubo de dados acontece através de técnicas de engenharia social. Isto é, quando o hacker induz a vítima a clicar em links suspeitos ou a ceder informações pessoais, na ilusão de que receberá algum benefício.

Com tantas informações importantes guardadas em ambientes virtuais, é fundamental atualizar constantemente as suas estratégias de segurança.

Assim, quanto mais seguro o seu negócio estiver contra ataques de hackers e malwares, menos probabilidades tem de enfrentar problemas.

 A segurança de dados deve estar em primeiro lugar!

A proteção inicia-se com um planeamento a nível organizacional, para comunicar adequadamente o processamento das informações, dentro dos vínculos normativos.

Lembre-se que as empresas que têm um comportamento unicamente reativo podem acabar em situações altamente prejudiciais.

Isto porque apenas atuam após o problema acontecer, o que pode trazer inúmeros prejuízos para todo o negócio. Inclusive danos perante a imagem da sua empresa no mercado.

Neste sentido, ter colaboradores capacitados para garantir a segurança de dados da empresa também é crucial.

Por esse motivo, os gestores devem incentivar formações e promover palestras de consciencialização para os seus funcionários. Estas ações preventivas servem para demonstrar os riscos aos quais todos estão expostos, até mesmo por pequenos descuidos.

Proteção dos dados da empresa: Dicas para aplicar no seu negócio e mantê-lo protegido

O crescente uso de dispositivos móveis trouxe novos desafios para quem trabalha com a gestão de IT.

Se por um lado os avanços permitiram a criação de um ambiente de trabalho mais conectado e eficaz, por outro, ficou mais difícil gerir e controlar os diversos acessos no ambiente corporativo.

Há, ainda, a presença da Internet das Coisas (IOT). O que cria um ambiente com mais pontos de acesso à web e, assim, um maior potencial para vulnerabilidades.

Neste sentido, identificamos 4 dicas valiosas para garantir que está atento às melhores práticas de segurança de dados. Desta forma conseguirá tomar as medidas necessárias para proteger todas as informações confidenciais da sua empresa. Fique a par!

Conheça os seus dados

Se fosse vítima de um ataque nos seus sistemas amanhã, saberia que dados são mais valiosos para si?

Que dados seriam mais prejudiciais para o seu negócio, caso fossem evadidos? Essas são as informações sobre as quais precisa de redobrar a proteção, e quiçá limitar o número de pessoas que têm acesso às mesmas.

Um dos principais benefícios de trabalhar com a proteção de dados é ter a garantia de que irá conhecer a fundo toda a sua estrutura de organização e armazenamento de dados.

Atualize os softwares regularmente

Verificar se os seus sistemas e servidores estão devidamente atualizados parece ser uma ação simples. Contudo, já impede diversos riscos, quando falamos na proteção de dados.

Geralmente, esta é a melhor maneira de garantir a segurança da sua empresa.

Recordamos que os hackers, tipos de ransomware e outras ameaças digitais estão em constante adaptação para explorar pontos fracos de versões anteriores de softwares. Por isso, é altamente recomendável proceder à atualização das ferramentas de apoio de uma forma regular.

Faça o backup dos dados periodicamente

O uso de backups já deve ser uma parte crucial da sua estratégia de segurança de IT, desde o início da sua atividade.

Com os backups assegurados, pode sobreviver a tudo: desde a exclusão acidental de ficheiros, até ao roubo e bloqueio completo por ransomwares.

Assim, os dados de backup devem ser armazenados num local remoto e seguro, como prática recomendada de segurança.

Desenvolva uma mentalidade de segurança para todo o negócio

Qualquer elemento que tenha um nome de utilizador e password de acesso ao sistema, é responsável por manter os dados seguros.

Nesse sentido, os administradores de IT devem periodicamente sensibilizar todos os colaboradores de que não devem partilhar informações internas com terceiros.

A segurança dos dados é um trabalho de todos e não se limita apenas a alguns funcionários da equipa de informática.

Agora é consigo! Como viu neste artigo, a proteção de dados deve ser uma preocupação constante da sua empresa.

Por isso, o seu negócio precisa de atuar continuamente para evitar ataques. Além de que é vital ter meios próprios para identificar a presença de qualquer ameaça na sua infraestrutura.

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.