Segurança informática: 7 cuidados a ter

Mais do que nunca estar conectado à internet é uma necessidade, seja para trabalhar em casa, aceder a plataformas de educação, fazer compras… Com esta necessidade a crescer é importante garantir a segurança informática.

É preciso ter atenção ao usar todos os recursos que a internet tem para oferecer. Assim, os utilizadores garantem a integridade dos seus dados e mantêm-se protegidos de ataques virtuais.

Por isso, listamos 7 cuidados essenciais que deve ter em relação à segurança online e que deve utilizar no seu dia-a-dia!

Segurança informática: 7 dicas que todos os utilizadores devem seguir

A segurança na internet pode ser entendida como o conjunto de cuidados que devemos ter para proteger tudo o que está relacionado à navegação. Ou seja, computadores e informações neles armazenadas.

Assim, os métodos de segurança informática apontam os procedimentos que visam identificar e eliminar eventuais vulnerabilidades de dados ou equipamentos.  Conseguindo assim manter a integridade do utilizador.

É muito importante seguir estes protocolos de segurança, pois assim evita que informações importantes caiam nas mãos das pessoas erradas e mal-intencionadas.

A seguir vai conhecer 7 cuidados que o manterão mais protegido contra a perda de arquivos, sequestro de dados e roubo de informações financeiras e pessoais.

1 – A importância de medidas de prevenção

Quando falamos em segurança informática, sabemos que este conceito é muito importante tanto para utilizadores individuais como para empresas. Em ambos os casos, o uso de um bom antivírus é uma medida de prevenção crucial.

Através destes softwares será possível realizar análises periódicas para detetar vulnerabilidades e identificar arquivos suspeitos.

Mas, quando se trata de ambientes corporativos, condutas corretivas também são uma importante medida de prevenção.

Neste sentido, é preciso explicar aos colaboradores os perigos presentes no ambiente virtual. As empresas podem oferecer formações sobre cibersegurança, alertando sobre as complicações que o vazamento de informações pode causar à companhia.

2 – Cuidado com arquivos suspeitos

Instalar arquivos corrompidos é uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos. Por isso, é preciso multiplicar os cuidados ao navegar pela internet, especialmente ao receber arquivos duvidosos no email ou até pelas redes sociais.

Muitas dessas mensagens podem conter arquivos nocivos que são capazes de roubar informações sigilosas, sejam pessoais ou financeiras. Portanto, sempre que suspeitar de um arquivo, não o instale.

Verifique sempre o remetente e evite abrir mensagens de pessoas desconhecidas.

3 – Considere os softwares de gestão

Aqui, mais uma vez referimo-nos ao ambiente corporativo. Em hipótese alguma os arquivos que armazenam os dados da empresa devem ser salvos somente em Excel ou arquivos simples.

É interessante considerar o investimento num bom software de gestão, que vai possibilitar que estes dados sejam armazenados num local seguro.

Também deve realizar backups constantes, além de contar com um suporte especializado sempre que houver problemas. Estas simples medidas podem garantir a segurança informática.

4 – Cuidado com as senhas

Utiliza as mesmas senhas em todas as plataformas e ainda tem o hábito de partilhá-las com os mais próximos? Deve repensar esta atitude, pois as senhas têm um papel fundamental para manter o sigilo dos seus dados.

Esta é uma dica que apesar de óbvia, deve sempre ser reforçada. Não use datas de aniversários ou qualquer informação que possa ser facilmente encontrada na internet como senhas de acesso.

Quanto mais complexa, melhor e mais segura será.

5 – Utilize sempre programas e softwares atualizados

A tecnologia evolui para melhorar os recursos que são disponibilizados aos utilizadores e entre essas melhorias está o aprimoramento de sistemas de segurança.

Neste sentido, é importante estar atento às atualizações dos sistemas operacionais. Bem como outros programas e softwares que tenha instalados na máquina.

Sistemas desatualizados estão mais propensos aos ataques cibernéticos e facilitam a entrada de vírus e hackers.

6 – Utilize a criptografia de dados

A criptografia pode ser uma importante aliada na segurança informática, uma vez que impede o acesso a arquivos que tenham sido intercetados. Assim, somente aqueles que possuem as chaves de acesso podem aceder.

O uso deste recurso é interessante no envio de informações estratégicas e confidenciais. Consegue evitar que hackers possam intercetar os dados e ter acesso ao que foi encaminhado.

7 – Conte com a ajuda de empresas especializadas

Num ambiente corporativo, as empresas especializadas na área de segurança da informação podem ter papel fundamental na garantia da privacidade e integridade dos dados da empresa.

Estas empresas desenvolvem e implementam soluções importantes e inteligentes que ajudarão a potencializar os mecanismos de proteção.

Tenha em mente estes 7 cuidados de segurança informática e mantenha-se protegido contra-ataques virtuais e os seus consequentes prejuízos. Pode sempre entrar em contacto connosco para proteger a sua empresa!

 

WebSite com CRM Gratuito!!

Solicite o seu contacto, sem compromisso.