Fazer uma boa gestão de dados é fundamental para qualquer empresa. Afinal, os recursos digitais tornaram-se essenciais para dar resposta às novas necessidades.
Neste sentido, praticamente todos os processos corporativos são realizados com o suporte de ferramentas tecnológicas e armazenamento de dados.
Uma boa gestão destas informações contribui diretamente para a eficiência das operações, bem como para a segurança da empresa como um todo.
Nas próximas linhas, reunimos alguns dos principais erros cometidos na gestão de dados que deve evitar.
Gestão de dados: Conheça as falhas mais comuns ao gerir as informações do seu negócio
A gestão de dados, é muito importante para o bom funcionamento de todos os setores de um negócio.
É através desta gestão que é possível desenvolver, de forma centralizada, as estratégias, procedimentos e práticas das operações. Em suma, ela está relacionada com diversos aspetos como, por exemplo, a sua identificação, armazenamento, acesso, compilação, proteção e utilização.
Todos os elementos da gestão são essenciais para fortalecer a estratégia de uma corporação. Ainda assim, algumas empresas não têm uma estratégia de gestão das informações. Ou seja, do controlo das estratégias, documentação, políticas e outras atividades.
De seguida enumeramos alguns dos erros mais comuns, para que os possa evitar no seu negócio.
1 – Não investir em segurança
Este costuma ser o erro mais básico na gestão de dados.
Muitas empresas optam por direcionar os seus investimentos e recursos, para segmentos que julgam merecer maior prioridade. Falamos, aqui, de setores relacionados com a cadeia produtiva ou até mesmo marketing.
Porém, deixar de investir na segurança da informação pode ter um preço elevado. Isto porque os dados ficam vulneráveis, aumentando os riscos de prejuízo para o negócio.
2 – Não saber utilizar o volume dos dados coletados
Com a constante expansão do big data, o conceito da importância dos grandes volumes de dados expandiu-se rapidamente.
De facto, ter uma panóplia de informações é importante. Porém, há que ter um limite.
Isto porque, maioritariamente, a base necessária para a realização de ações está no small data. Ou seja, pequenos dados, que são cruciais para o fundamento do processo de tomada de decisões.
É preciso que a empresa se concentre nos dados que vão, de facto, de encontro aos objetivos e metas estabelecidos.
3 – Não validar os dados
Os processos de validação na gestão de dados, são fundamentais para garantir a sua disponibilidade. Especialmente se acontecer algum imprevisto e a empresa precisar de os recuperar.
Assim, além de criar e programar a execução de um backup, é preciso desenvolver processos que evitem cópias corrompidas ou indisponíveis.
4 – Não ter controlo de quem acede às informações
O extravio ou mesmo a alteração de dados corporativos, são ações que quase sempre são realizadas internamente.
Se não se preocupar em controlar os utilizadores que acedem às informações, é inviável descobrir os responsáveis por ações comprometedoras. Sem este controlo, é impossível identificar a fonte de fraudes, caso sejam cometidas.
5 – Não estruturar os dados
A etapa final da recolha e gestão de dados é a sua estruturação.
Erros cometidos nesta fase podem prejudicar a documentação dos objetivos atingidos, tendo impacto na tomada de decisões.
Por tudo isto, as empresas que negligenciam a gestão das informações costumam ter sérios problemas de comunicação interna.
Afinal, torna-se quase impossível partilhar as informações necessárias com todas as áreas envolvidas.
Sem a devida organização, estas informações podem perder-se ou não serem transmitidas às pessoas de interesse.
No fim, o resultado é que o desenvolvimento dos processos dentro da empresa fica prejudicado.
Já identificou algum destes erros na gestão de dados da sua empresa?