Em tempos de teletrabalho, ter problemas com a internet lenta prejudica diretamente a produtividade.
Além disso, este é um inconveniente que pode deixar qualquer um irritado, principalmente porque nos dias de hoje precisamos de uma boa conexão para resolver diversas questões do dia a dia.
Se tem detetado alguma lentidão na internet de sua casa, acompanhe o nosso artigo de hoje. Trazemos algumas dicas que podem solucionar o problema de forma simples.
Internet lenta: Conheça 6 dicas para melhorar a conexão
Nos últimos meses, em que a maioria passou a ficar mais tempo em casa, a demanda pela conexão com a internet aumentou consideravelmente.
O resultado disso é a lentidão da conexão. Isto porque, se numa mesma casa todos partilham o sinal, a sobrecarga pode comprometer tanto a hora de trabalho como os momentos de lazer.
Por isso, separámos algumas dicas que podem solucionar o seu problema com a internet lenta. Conheça-as de seguida:
1 – Verifique o sinal da operadora
Muitas vezes, o problema de lentidão na conexão com a internet ocorre por alguma falha externa.
Por isso, se verificou todos os seus equipamentos e constatou que estão todos a funcionar corretamente, contacte a operadora do seu plano.
Se necessário, a empresa envia um profissional de suporte técnico para verificar qual pode ser o problema na residência.
Além disso, é muito importante saber a velocidade do seu plano para se certificar de que ele é capaz de suportar a demanda por conexão.
2 – Verifique falhas no hardware
Apesar de ser uma dica básica, em muitos casos pode resolver o problema. Se percebeu que a internet não está a funcionar adequadamente, verifique os seus equipamentos.
Se tudo estiver conectado, considere a recomendação de qualquer suporte técnico, que é desligar tudo por alguns minutos e ligar novamente.
3 – Posição do router
Depois de verificar se está tudo em ordem com a conexão e os equipamentos, deve escolher um bom local para posicionar o router Wi-Fi.
O ideal é que o aparelho esteja sempre na região central da casa, de preferência numa divisão superior e aberta.
Esta é a melhor localização, pois as ondas de transmissão do router irradiam para a frente e para baixo.
Assim, colocar o aparelho num local mais elevado ajuda na distribuição do sinal.
Contudo, não se esqueça que não deve deixar o router próximo de outros aparelhos eletrónicos, pois outras ondas podem interferir e afetar o sinal.
4 – Feche programas que não estão em uso
Muitas vezes o seu computador pode estar a executar diversos programas ao mesmo tempo e a consumir a sua conexão sem que se aperceba.
Se perceber que a internet ficou lenta repentinamente, deve verificar o seu aparelho e certificar se há programas abertos e que não estão em uso.
Cuidado também com os downloads. O ideal é descarregar arquivos pesados durante a noite ou nos momentos em que poucas pessoas precisem daquela conexão de rede.
5 – Verifique quantos aparelhos estão conectados
A depender da quantidade de aparelhos conectados à rede, a velocidade do plano contratado pode não suportar.
Por isso é necessário ficar atento à quantidade exata de dispositivos e qual deles pode estar a consumir mais sinal do que o normal.
Geralmente este problema em específico ocorre quando há muitas pessoas a utilizar um sistema de streaming ou jogos online. Estes exigem mais da conexão com a internet para funcionarem corretamente.
6 – Reinicie o seu router periodicamente
O uso contínuo do router pode originar um sobreaquecimento e prejudicar os seus componentes internos.
Outro problema que também pode acontecer com o uso constante é o acumular de cache do DNS.
Tudo isto leva à lentidão da conexão e para resolver basta reiniciar o aparelho periodicamente.
Se nada disso resolver, é importante considerar um upgrade do seu plano de internet para atender às suas necessidades.